A rede municipal de educação de São Paulo reduziu de 20,7% para 13,2% o índice de ausência escolar, entre 2020 e 2024. Os dados foram divulgados nesta semana pela secretaria de Educação da capital paulista.
Esses dados da educação começam no período pré-pandemia e vão até o ano passado. Segundo a prefeitura, programas como o ‘Mães Guardiãs’ ajudaram a minimizar o problema da ausência dos estudantes.
Vale lembrar que, na rede municipal de ensino, ficam os alunos até o nono ano do Fundamental. Depois, o ensino médio, eles passam para o governo de estado, no caso das escolas públicas.
Educação de SP comemora números

Agora, a prefeitura de São Paulo comemora os números que considera positivos. Por exemplo, apenas no período entre 2023 e 2024, a educação da capital registrou 2,5 milhões a menos de faltas entre os alunos.
Segundo a administração municipal da capital paulista, outras medidas, como a intensificação de reuniões entre núcleos de aprendizagem, ajudaram a reduzir os índices. Além disso, houve o aumento dos contatos telefônicos entre as escolas e os pais desses estudantes que, eventualmente, estavam faltando muito às aulas.
Outras ações concretas contribuíram para que mais alunos deixassem de faltar às aulas, como o reforço do transporte escolar gratuito, a garantia de segurança alimentar, o auxílio para material escolar e uniforme e a campanha Estudante Presente Transforma Futuros
Ainda em relação a números, a rede de ensino municipal de São Paulo aumentou a quantidade de encontros de formação pedagógica. Assim, entre 2023 e 2024, esses eventos se ampliaram em 48,8%.
E o responsável por coordenar esses trabalhos foi o NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem). Com isso, houve essa melhora nos dados da educação paulistana.
Mães Guardiãs com mais de 3.000 agentes
Por fim, o programa Mães Guardiãs também está em alta, com 3.483 agentes atuando. Neste caso, elas são as responsáveis por verificar informações como o endereço dos responsáveis, aumentando a parceria com as escolas. Inclusive, a prefeitura atribui a melhora dos números através desse estreitamento de relação entre poder público e famílias.
Inclusive, as Mães Guardiãs também ganham um valor extra para ajudar nesse trabalho. De acordo com a prefeitura, cada uma recebe R$ 1.593,90 de bolsa auxílio, o que também se torna um importante complemento na renda familiar. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, também destaca a importância dessas iniciativas.
Esse movimento de combater a evasão e garantir a presença dos nossos alunos na sala de aula é fundamental para garantirmos o direito de aprendizagem dos nossos estudantes








