São Paulo é o sexto estado mais seguro para se dirigir no país. Isso de acordo com os dados divulgados pelo ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), que fez um estudo onde envolveu os 26 estados do país e mais o DF (Distrito Federal).
Esse estudo tem como objetivo ter um indicador de segurança na hora de dirigir. E é uma forma também de servir como embasamento para os governos estaduais e municipais e criarem e estudarem políticas públicas em cima deste tema.
Enquanto os paulistas estão em quinto lugar, o Distrito Federal lidera o ranking. E o Amazonas está na ‘lanterna’ quando o assunto é segurança para os motoristas.
Notas de segurança para dirigir vão de 0 a 5

Neste ranking que analisa a segurança na hora de dirigir, as notas variam de 0 a 5. E São Paulo está com 3,57 pontos entre cinco possíveis. Mas, não tão abaixo do Distrito Federal, que lidera com 4,00, segundo os dados oficialmente divulgados.
Esse estudo leva o nome de IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) e mostra que estados da região Norte, por exemplo, aparecem na parte de baixo do ranking. A seguir, veja o levantamento completo:
- Distrito Federal – 4,00
- Rio Grande do Sul – 3,86
- Goiás, Paraná, Rio de Janeiro – 3,71
- São Paulo – 3,57
- Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia – 3,29
- Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco – 3,14
- Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins – 3,00
- Minas Gerais – 2,86
- Bahia – 2,71
- Amapá, Maranhão, Roraima – 2,29
- Pará – 2,14
- Amazonas – 1,86
Entretanto, o estudo mostra que, mesmo em caso de poucas infrações registradas em um estado, isso não significa que seja um exemplo positivo. Isso porque muitas vezes isso indica, na verdade, que não há fiscalização adequada, ao invés de poucos acidentes e infrações de fato.
Ranking segue 7 pliares
Atualmente, esse ranking de segurança viária que visa aumentar a segurança na hora de dirigir segue sete pilares do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). No caso, verifica Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização; Indicadores de Mortalidade.
Embora seja o estado mais rico do país, São Paulo não aparece no topo do melhor trânsito. Inclusive, dirigir em lugares com a capital paulista sempre foi um desafio para os motoristas no dia a dia.








