A cidade de São Paulo ganhou, neste último sábado (12), o seu maior parque quando o assunto é trilha: 182 km de expansão. No caso, se trata da Trilha Interparques, que conecta diversas áreas de proteção ambiental na zona sul da capital paulista.
Segundo a prefeitura, esse novo parque em São Paulo tem um trajeto que inclui os seguintes pontos: PNMs (Parques Naturais Municipais), Parques Estaduais, Represas, RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Nacional) e os pólos de ecoturismo Marsilac, Ilha do Bororé e Parelheiros.
Trilha começa na balsa

Agora, a nova trilha na capital paulista começa na Balsa da Ilha do Bororé, na região do Grajaú. Então, passa por diversos parques naturais dentro de São Paulo até voltar ao local de origem. Assim, também é uma boa oportunidade de ter contato com a natureza em plena selva de pedra.
Afinal de contas, quando se fala em São Paulo, muita gente pensa apenas em prédios, avenidas e excesso de veículos. Porém, a maior cidade da América do Sul também ‘esconde’ essas ilhas de natureza, que qualquer pessoa pode frequentar.
Em determinado local da trilha, é possível ainda acompanhar a torre de observação de incêndios. Esse local, muito utilizado principalmente por membros da Defesa Civil, permite ainda uma visão panorâmica da Represa de Guarapiranga.
Aliás, essa represa é uma das principais fontes de energia da Grande São Paulo. Inclusive, fica na região sul da cidade. Com isso, é também mais uma curiosidade para quem vai ao local praticar trilha. Naturalmente, percorrer os 182 km em um único dia é impossível. Mas é uma oportunidade de voltar ao local diversas vezes para conhecer os pontos e parar para fazer aquela foto.
Local tem placas de sinalização
De acordo com a prefeitura de São Paulo, a nova trilha é segura para os frequentadores. Isso porque existem placas de sinalização em todos os pontos, que ajudam a guiar na caminhada. Consequentemente, minimiza o risco de se perder pelo caminho durante um trajeto.
E a cidade mais populosa do país, com mais de 12 milhões de habitantes, tem mais essa opção de lazer. Na maioria das vezes, os frequentadores são da própria cidade ou da Grande São Paulo. No entanto, quando o local se tornar mais conhecido, pessoas de outras regiões também irão começar a frequentar e conhecer essa nova trilha. E a cidade conhecida como ‘selva de pedra’ se torna também uma referência quando o assunto é trilha e passeios em meio à natureza.







