As iniciativas que contribuírem com a descarbonização e outras contribuições contra as mudanças climáticas receberão um prêmio. Essa é a ideia da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) do estado de São Paulo.
Desta maneira, o órgão estadual criou o Prêmio SP Carbono Zero, que visa o reconhecimento a essas iniciativas. E essa premiação, segundo o governo estadual, vale tanto para empresas quanto para organizações da sociedade civil.
Ainda de acordo com a Semil, essa iniciativa se divide em quatro categorias: Transição Energética, Restauração Ecológica, Circularidade e Mobilidade Sustentável. Além disso, ainda haverá o Finanças Verdes, para o maior doador ao Finaclima, e Melhor Iniciativa SP Carbono Zero, que será em votação popular e serão premiações especiais.
Antes do prêmio, haverá avaliação da curadoria

No entanto, para conseguir realmente faturar o Prêmio SP, a iniciativa ambiental precisará passar por avaliação criteriosa. E isso irá acontecer através de uma chamada curadoria técnica, que atuará em quatro frentes: inovação, impacto, replicabilidade e justiça climática.
Além disso, o Prêmio SP irá avaliar todas essas iniciativas até setembro, quando acontecerão as votações online. Até então, serão escolhidos os finalistas do evento, onde o mais importante é conseguir criar políticas e ações de melhoria do meio ambiente.
Isso porque, nos últimos anos, as mudanças climáticas criaram eventos cada vez mais extremos. E os prejuízos materiais causados foram enormes no país inteiro, além riscos à saúde e à segurança da população paulista de modo geral.
Então, o poder público em diversos lugares, como em São Paulo, iniciou campanhas e incentivos para minimizar os riscos. E os trabalhos são todos voltados para soluções de sustentabilidade, como este promovido pelo governo paulista, através da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo.
Cerimônia acontece em novembro
Por fim, a cerimônia do Prêmio SP para condecorar os vencedores acontecerá ainda este ano, em novembro. E será durante o Summit SP+Verde, onde os ganhadores receberão troféus, certificados e ainda terão painéis temáticos no evento na capital paulista.
Agora, essa premiação também faz parte da estratégia climática do governo. Por lá, irá promover uma chamada abordagem prática e como forma de colaboração para enfrentar a crise climática no mundo todo.
Além disso, é uma iniciativa do poder público onde há um compromisso para acabar com a emissão de carbono até 2050. E ações como o Prêmio SP são uma forma de incentivar e, até mesmo, acelerar esse processo.








