São Paulo quer reduzir em 50% o número de óbitos e lesões graves causadas por acidentes de trânsito em cinco anos. Essa é a missão ambiciosa do governo do Estado, apresentada nesta semana.
Segundo o governo, essa redução nos acidentes de trânsito seria o equivalente a 19 mil vidas, aproximadamente. Essa é a meta do Plano Estadual de Segurança Viária, que o governo lançou na Semana Nacional do Trânsito. Esse evento aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.
Na prática, o estado de São Paulo tentará seguir as diretrizes do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). E se alinha às metas da ONU (Organização das Nações Unidas).
Diretora do Detran aposta na integração pelo trânsito

A diretora de segurança viária do Detran-SP, Roberta Mantovani, explicou nesta semana como funcionará o programa de melhoria do trânsito em São Paulo. E aposta em ações integradas entre várias agências estaduais.
Ele contempla medidas em engenharia, fiscalização, educação, comunicação, atendimento às vítimas de trânsito, gestão de dados e gestão da segurança viária
Por enquanto, esse programa do governo de São Paulo passa por aprimoramentos e refinamentos. Com isso, a previsão é que se tenha uma versão definitiva até o final deste ano.
Um dos diferenciais do Plano Estadual de Segurança Viária é a possibilidade de participação de qualquer pessoa. Isso porque qualquer cidadão pode analisar essa primeira versão, considerada preliminar.
Consequentemente, será possível sugerir e dar ideias de como melhorar e aprimorar. E isso pode acontecer através de um formulário eletrônico, já disponível no site do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito), do estado de São Paulo. Lá, se encontra a versão original e preliminar, que sofrerá as devidas alterações até o lançamento no final desse ano.
Segundo a diretora do Detran, todos podem contribuir de forma coletiva para melhorar o trânsito em São Paulo. “Seja pedestre, ciclista, motorista ou motociclista, todos estão em trânsito. E o plano pretende criar um sistema mais seguro para que todos possam circular”, disse.
Infosiga conta com dados das estradas
Atualmente, São Paulo já tem o Infosiga 3.0, um portal vinculado ao Detran-SP que mostra todos os dados do sistema viário. E, assim, dá um panorama sobre o trânsito no estado.
E um dos principais objetivos desse site é servir como norte para gestores municipais e agências de segurança. Assim, terão mais números e ferramentas sobre o trânsito em São Paulo, para saber onde é o melhor lugar para agir e o que precisa ser aprimorado.








