A região central da cidade de São Paulo registrou queda de 30,5% no número de roubos. Esses dados são de fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo.
No ano passado, o centro de São Paulo registrou 1.736 roubos, enquanto este ano foram 1.205 casos. Mas, considerando a cidade inteira, a queda foi de 15,7%.
Em 2024, São Paulo teve 10.035 roubos, enquanto em 2025 esses números caíram para 8.458. Ainda assim, a SSP registrou a maior queda de um ano para o outro na história da capital.
Roubos caem em outras áreas

No entanto, a redução no número de roubos também se estende a outros bairros da capital do estado. Por exemplo, na zona norte de São Paulo, se registou queda de 21,1% dos casos em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.
Em fevereiro de 2025, a região norte da capital registrou 1.038 casos de roubos. Já no mesmo período de 2024 foram 818 casos na maior cidade da América do Sul.
Segundo a prefeitura, a parceria com o governo do estado, o treinamento dos policiais e o aumento da tecnologia são alguns dos fatores. E, desta maneira, a cidade consegue reduzir os casos, embora os números ainda sejam altos.
Outro número também chamou a atenção pela queda em fevereiro: o roubo de carros, que entra em uma contagem a parte. Neste período de 2025, foram 898 casos registrados. No mesmo período de 2024, a cidade teve 990 registros, uma redução de 9,2% no total.
Números da segurança
Anda de acordo com números divulgados pela prefeitura de São Paulo, a cidade conta hoje com 7.500 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). Além disso, tem 610 viaturas novas para ajudar no patrulhamento 24 horas na cidade.
No ano passado, a SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana), teve investimento de R$ 1,3 bilhão na pasta. E, para 2025, a prefeitura prevê aumento para R$ 1,45 bilhão.
Por fim, a cidade tem ainda o Smart Sampa, que conta com 25 mil câmeras de segurança espalhadas pela cidade. Inclusive, durante o Carnaval de 2025, a ferramenta foi útil para coibir furtos e outros crimes na folia, quando a aglomeração é sempre muito grande.
Então, os casos de roubos em São Paulo caíram por conta dessa série de fatores. Agora, fica a expectativa para os números a serem divulgados nos próximos meses.








