O estado de São Paulo tem 8,6 milhões de moradores que vieram de outros estados, entre os 44,4 milhões de habitantes atuais. Os dados foram divulgados nesta semana pela Fundação Seade, que se baseia em números do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022.
Além disso, os números da Fundação Seade apontam que as mulheres são a maioria entre todos que vieram de fora para São Paulo. Menos quando se trata de estrangeiros.
Pelo levantamento feito, 79,7% dos habitantes do estado, entre os 44,4 milhões de moradores, são nascidos na região. Depois, 11,3%, cerca de 5 milhões, vieram da região nordeste, enquanto 4,4% são dos demais estados do Sudeste e 3,7% de outros estados, contra 0,8% de estrangeiros.
Baianos e mineiros são maioria em São Paulo, diz pesquisa

Ainda de acordo com esse levantamento da Fundação Seade, pessoas que vieram da Bahia e de Minas Gerais são a maioria no estado de São Paulo. Neste caso, são mais de 40% do total de pessoas de fora.
Em seguida, Paraná, Pernambuco e Ceará somam 30% do total de pessoas de outros estados. Já Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão, juntos, correspondem por 19% do total de moradores.
Outros 11% são compostos pelos demais estados brasileiros. E mostram a diversidade cultural e étnica do estado de São Paulo atualmente, algo que já acontece há muitos anos.
Paulo Borlina Maia, pesquisador da Fundação Seade, destacou a característica do estado para receber gente de todos os cantos. E lembrou dessa vocação que fez São Paulo crescer.
São Paulo se construiu como ponto de chegada de diferentes povos e continua sendo um destino estratégico de migração no país. Esse movimento marcou e ainda marca profundamente a cultura, a economia e a vida social do Estado
Há 40 anos, a Fundação Seade é referência em estatísticas demográficas e socioeconômicas. Especialmente no estado.
Idade média é de 49 anos
Ainda na pesquisa divulgada pelo Seade, a idade média dos migrantes em São Paulo é de 49 anos. Por outro lado, a média dos nascidos no estado é de 35 anos.
Entre as pessoas de outros países, a idade média é de 48 anos, ou seja, semelhante aos dos migrantes. De acordo com a Fundação, essa diferença de idade acontece pela concentração de não naturais em faixas economicamente ativas.
Por fim, há, no Brasil, cerca de 2,9 milhões de pessoas nascidas em São Paulo que vivem em outros estados. Atualmente, a maioria, 39%, está no Paraná ou em Minas Gerais.








