O eSports está em alta no Brasil e, em São Paulo, a prefeitura acabou de lançar o E-COPA 2025, apontado como um dos maiores campeonatos do país nesta modalidade. Assim, milhares de crianças e jovens terão a oportunidade de participar desta iniciativa.
Além disso, a proposta da E-COPA 2025 vai além do que apenas disputar um campeonato de eSports. Afinal de contas, os videogames estão no dia a dia de muitas pessoas.
Entretanto, a grande meta do projeto, segundo a própria prefeitura, é ampliar a inclusão digital. E permitir a conexão de muitos jovens ao mundo da tecnologia, o que também permitirá uma perspectiva diferente do futuro. E, claro, uma chance de ter melhores acessos à educação.
Competição de eSports acontece na periferia

Um dos diferenciais deste campeonato de sSports em São Paulo é que ele acontece, justamente, nos bairros de menor poder aquisitivo da capital paulista. E isso vai de encontro à proposta inicial de inclusão e garantir que mais gente tenha esse acesso ao mundo digital.
Segundo a prefeitura, o evento acontece em quatro unidades do CEU (Centro Educacional Unificado) da capital paulista. No caso, Uirapuru, Caminho do Mar, Paraisópolis e Jardim Paulistano.
Mas, também haverá uma disputa feita de forma online do jogo ‘League of Legends’. Nesta opção, há abertura para qualquer interessado acima de 12 anos. E o evento na capital paulista ainda terá modalidades como Fortnite, Gran Turismo e Just Dance na programação.
E um dos pontos importantes é que toda a estrutura profissional do evento de eSports é totalmente gratuita. Quem for de classificando, poderá ir para uma final.
Assim, a decisão acontece no próximo dia 20 de setembro, dentro da Arena Mercado Livre Pacaembu, que também foi totalmente remodelado nos últimos anos. E um dos estádios mais charmosos do país será palco de uma disputa de jogos virtuais.
Evento vale bolsa no exterior
Contudo, a E-COPA 2025 tem ainda mais benefícios para os amantes do eSports. Isso porque o evento, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, oferece bolsas de mentorias fora do país, nos Estados Unidos. E, ainda, treinamento completo na CNB Academy e kits gamers.
Além disso, a prefeitura ainda anunciou que cerca de 1.000 estudantes terão acesso gratuitos a cursos de inglês e conteúdo gamer. “Queremos mostrar que a inclusão digital pode transformar vidas. A E-COPA não é só um campeonato: é sobre sonhar, acreditar e abrir portas para o futuro”, disse Rogério Lins, secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, sobre a importância do campeonato de eSports na capital.








