São Paulo terá um reforço no combate ao sarampo com a ampliação da vacinação a partir desta segunda-feira (11). Isso porque a prefeitura inicia uma ação em diversos terminais de ônibus e estações de metrô da capital paulista, além da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Aliás, a ideia da Secretaria de Saúde de São Paulo é, justamente, aproveitar esses locais de maior movimentação. Assim, espera também ampliar a aceitação à vacina contra o sarampo, uma doença praticamente erradicada do país, mas que tem voltado nos últimos anos.
No total, 27 terminais da capital paulista irão receber os imunizantes. Segundo a prefeitura, podem se imunizar desde bebês a partir dos 6 meses até adultos com idade limite de 59 anos.
Vacina é eficaz para prevenir sarampo, diz poder público

Ainda de acordo com a prefeitura de São Paulo, a vacinação é a forma mais eficaz de se combater o sarampo. Além disso, é um importante método de prevenção, controle e eliminação dessa enfermidade.
Especialmente na infância, o vírus responsável por essa doença tem um alto índice de transmissibilidade. Como efeito de comparação, uma pessoa contaminada poderá transmitir para outro grupo entre 12 e 18 pessoas.
Atualmente, a vacinação convencional contra o sarampo para crianças inclui duas doses entre os 12 e os 15 meses. Mas, desde o último dia 17 de junho, a cidade começou também a aplicar o imunizante para crianças entre seis meses e um ano de idade.
Mas, a chamada ‘doze zero’, não elimina a necessidade de tomar as doses regulares do imunizante. Porém, serve como um importante reforço.
Ainda de acordo com a prefeitura, essa medida nas áreas de maior circulação está em consonância com o PNI (Programa Nacional de Imunizações). Na prática, busca prevenir e minimizar o risco da doença na cidade, ainda mais agora, que os casos surgiram em países vizinhos.
Onde consultar os locais
Para consultar os 27 terminais da capital paulista para aplicação da vacina contra o sarampo, é possível verificar através do site oficial prefeitura. Por lá, há a relação de todos os locais, com seus respectivos horários e datas de aplicação.
Por exemplo, no terminal da Barra Funda, a imunização começa já nesta segunda, das 9h às 18h. Já no terminal do Parque Dom Pedro 2º, começa a partir do dia 14.
Mas, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo também aplicam as vacinas contra o sarampo de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, acontecem nos AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais/UBS Integradas, também nestes horários.








