O ‘Smart Dog’ se tornou uma das principais vedetes do Carnaval de São Paulo em 2025, durante os desfiles no Sambódromo do Anhembi. E esse cachorro-robô vai muito além de apenas um animalzinho simpático, que chamou a atenção do público.
Embora também seja um entretenimento, o Smart Dog tem outra importante função no Carnaval paulistano: ajudar na segurança do evento. Em tempos de folia, os índices de criminalidade aumentam e, naturalmente, o poder público precisa ficar atento.
Esse simpático cachorrinho artificial estreia na folia paulistana e já caiu nas graças do público. Por exemplo, na noite de sábado (1), levantou o público e interagiu com as pessoas que estavam na arquibancada do sambódromo. Mas já faz sucesso desde o pré-carnaval.
Como o Smart Dog age

Na prática, o Smart Dog é um importante aliado dos policiais na hora de fazer a segurança do público. Entre outras coisas, ele é capaz de identificar, através de reconhecimento facial, pessoas foragidas da Justiça.
Esse drone terrestre, como também é chamado, precisa de ao menos três GCMs (Guarda Civil Municipal) para operar, através de um controle remoto. E, além de ajudar a identificar foragidos, também ajudar a encontrar pessoas desaparecidas nos últimos tempos e que eventualmente estejam por ali no Carnaval.
Mas, os guardas-municipais, que operam pelo controle remoto, ficam cerca de 300 metros distantes. E é o suficiente para conseguir controlar o robô durante o período de festividades em São Paulo.
Além disso, o Smart Dog também capta imagens em 360º, mais uma tecnologia capaz de auxiliar no reconhecimento. E, até o final do Carnaval, o poder público irá utilizar muito. O robô conta com três câmeras, todas acopladas na região do dorso. Com isso, envia os dados captados em tempo real para o Smart Sampa.
Saiba mais sobre o programa
Por fim, o Smart Dog integra o Smart Sampa, programa de monitoramento da prefeitura de São Paulo. De acordo com a administração, desde a implementação no ano passado, o sistema já prendeu mais de 750 foragidos da Justiça.
Mais que isso, colaborou com a prisão em flagrante de 1.944 suspeitos e isso deve aumentar até o final do carnaval deste ano. Com a ajuda do Smart Dog, a prefeitura terá mais essa ferramenta para tentar garantir a segurança dos foliões neste período de muita aglomeração. No total, esse programa da prefeitura conta com mais de 23 mil câmeras instaladas pelas regiões estratégicas da cidade.







