As motos da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e a PM (Polícia Militar) de São Paulo ganharam uma novidade: 100 câmeras do sistema Smart Sampa, que ficarão acopladas aos veículos. A entrega, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), aconteceu nesta última segunda-feira (11).
Agora, a Guarda Metropolitana e a PM ganham mais uma ferramenta de ação para as ruas de São Paulo. E o Smart Sampa, que já vem sendo usado na segurança da capital, se amplia um pouco mais.
Segundo o governo e a prefeitura, esse sistema inteligente permite a detecção de irregularidade imediata. E já envia as informações necessárias para uma eventual abordagem contra suspeitos.
Smart Sampa faz leitura automática

Um dos principais ganhos para a Guarda e a para a PM com o Smart Sampa acoplados é a possibilidade de, por exemplo, capturar imagens, detectar irregularidades em tempo real e já fazer o alerta, o que permitirá essa agilidade na hora de se abordar alguém.
No caso, a tecnologia usará o chamado OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) durante os períodos de patrulhamento. E será feito um cruzamento em tempo real de dados, para saber se um veículo não foi roubado ou furtado, por exemplo.
Agora, a expectativa é que essa tecnologia auxilie na ronda e patrulhamento. Até porque muitas pessoas utilizam placas falsas em carros e motos para cometer crime.
Então, isso deverá ser minimizado com o início do serviço. Além disso, contará com o apoio das câmeras de monitoramento que existem atualmente na cidade através do Smart Sampa.
O serviço nas ruas também ajudar no reconhecimento facial de pessoal procuradas pela Justiça. Por exemplo, durante o Carnaval de rua de São Paulo deste ano, foi bastante utilizada.
Tecnologia já registrou mais de 11 mil placas adulteradas
Segundo dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa, apenas nos últimos dois meses, registrou 11 mil placas adulteradas de veículos em circulação na capital. Isso considerando apenas as câmeras já existentes, sem a ferramenta nas motos da GCM e PM.
A alimentação dessas câmeras nos veículos acontece através das próprias baterias dos mesmos. Com isso, não precisarão de recarga em nenhum momento. Na prática, essa parceria tenta reforçar o combate ao roubo e furto de veículos na capital paulista. E os equipamentos do Smart Sampa foram acoplados às motos modelos XRE 300 da Guarda Civil Metropolitana e BMW GS 850 da Polícia Militar.








