São Paulo chegou à marca de 1.000 presos capturados em seis meses, ou seja, entre outubro de 2024 e abril de 2025. Esses números coincidem com a entrada em operação do sistema Smart Sampa.
Atualmente, esse sistema que ajuda na captura de presos atua com monitoramento por câmeras na capital paulista. E, segundo especialistas em segurança pública, é tido como um dos mais seguros do país.
No caso das capturas neste período, todos era pessoas foragidas da Justiça. Por exemplo, o milésimo preso é um homem de 70 anos, que havia sido condenado a 32 anos de prisão por estupr0 de vulnerável e foragido desde 2019.
Capturado pelo Smart Sampa entrava em UBS

Neste último caso do homem condenado capturado, ele estava em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na região sul. E acabou detido por agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que auxilia na segurança pública da capital paulista.
No total, o programa conta com 25 mil câmeras espalhadas pela cidade. Segundo uma pesquisa divulgada pela própria prefeitura, a aprovação dos moradores de São Paulo chega aos 89%. E o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do trabalho realizado para a segurança.
“O número de prisões de foragidos pelo Smart Sampa reforça a certeza de uma cidade mais segura. Cada criminoso preso, após identificação pelas câmeras de reconhecimento facial, significa que evitamos muitos crimes. Para o cidadão de bem fica a mensagem: Sorria, você está sendo protegido”
Considerando apenas os dados de 2025, a polícia já prendeu 682 foragidos por conta do Smart Sampa. Então, a expectativa é que esse número aumente ainda mais nos próximos meses.
Neste período, até mesmo integrante de máfia chinesa já acabou preso. E a expectativa, com isso, é diminuir a sensação de insegurança no centro de São Paulo, que sempre registra muitos assaltos e furtos.
Câmera ajuda em prisões flagrantes
Além disso, a Smart Sampa, nestes seis meses, também já ajudou as forças de segurança a realizarem prisões em flagrante. Até agora, foram 2.232 prisões, principalmente por crimes como o tráfico de drogas, além de outros delitos.
Mas, o sistema não se limita apenas a prender criminosos. Isso porque, desde o início, já ajudou a identificar 55 pessoas desaparecidas, através do sistema de reconhecimento facial.
Agora, a prefeitura de São Paulo planeja ampliar a instalação de câmeras para outras regiões de São Paulo. Assim, o Smart Sampa deverá contemplar outras áreas da capital nos próximos tempos.








