São Paulo começa nesta segunda-feira (9) a ampliar a vacinação contra a gripe Influenza na capital. Além dos postos de saúde, agora a campanha se volta para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e para os terminais de ônibus da cidade.
Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), essa ação acontece de forma ampliada até o próximo dia 27 de junho. E seguirá em todas as regiões de São Paulo durante este período.
Na prática, a administração municipal quer atingir mais gente durante este período onde o avanço da doença é maior. E, como nos terminais de embarque há naturalmente maior concentração de gente, a ideia é fazer com que mais munícipes consigam se imunizar.
Ideia é ampliar cobertura vacinal contra a gripe Influenza

Ainda de acordo com a prefeitura de São Paulo, esse aumento de pontos de vacinação contra a gripe Influenza também ajudará a ampliar a cobertura vacinal. As conhecidas síndromes respiratórias costumam aumentar no inverno, principalmente em cidades com alto índice de poluição.
Desta maneira, essa gripe é apenas uma das muitas doenças respiratórias, como a Covid-19, que surgem. E a vacinação é uma forma eficaz de evitar, ao menos, o agravamento dos casos, principalmente em idosos, crianças e pessoas com algum tipo de comorbidade.
Entretanto, todos os paulistanos podem tomar essa dose da vacina nos pontos de ônibus e trens na capital. E isso ajudará, certamente, a fortalecer o sistema imunológico dos moradores da capital paulista.
Consequentemente, também haverá diminuição da demanda de atendimento em hospitais e postos de saúde. Assim, o sistema público e, também o privado, terão atendimentos mais eficazes para outros tipos de doença.
Atualmente, a cobertura vacinal em São Paulo está em 37,45%, considerando apenas aquele público mais vulnerável. Até agora, já se aplicou 1.927.552 doses de vacina na cidade, segundo os dados divulgados pela prefeitura.
Horários da vacinação
Esses novos pontos de vacinação contra a gripe Influenza funcionarão sempre de segunda a sexta-feira. E os horários serão variados de acordo com a localização.
Por exemplo, nas estações da CPTM, a imunização dos munícipes acontece das 8h30 às 17h. Por sua vez, nos terminais de ônibus, serão das 8h às 16h no Sacomã, e das 9h às 16h nos terminais Cachoeirinha e Rodoviária do Tietê.
Enfim, a administração municipal espera ampliar também a cobertura vacinal da gripe Influenza em todos os públicos. E aposta nesta estratégia extra até o final de junho, no auge do inverno.








