São Paulo tem quatro hospitais públicos entre os melhores do mundo. Os dados foram divulgados nesta semana pelo ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026 e a revista norte-americana ‘Newsweek’ divulgou em sua publicação, que também cita entidades privadas do mundo todo.
No caso de São Paulo, os quatro hospitais que aparecem na lista são o Incor-HCFMUSP (Instituto do Coração), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).
Segundo os dados divulgados pela publicação norte-americana, áreas como cirurgia cardíaca, cardiologia, ortopedia, neurologia, oncologia e gastroenterologia são as especialidades mais citadas. E ajudaram a manter essas instituições brasileiras no topo mundial.
InCor é o melhor entre os hospitais de São Paulo, diz ranking

No ranking, o InCor é o melhor entre os hospitais de São Paulo neste ranking internacional. Inclusive, está em 12º lugar entre todos os concorrentes do mundo, subindo nove posições em relação ao levantamento divulgado no ano passado quando o assunto é cardiologia.
No item cirurgia cardíaca, o salto também foi grande: no ano passado, era o 43º do mundo e, agora está em 28º lugar. E mostra uma evolução do atendimento no local.
Por sua vez o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia era o 64º em 2024 e, agora, está em 46º, ganhando 18 posições no ranking de cardiologia. E, ainda, subiu no ranking de cirurgia cardíaca, melhorando seis postos: saiu de 70º para 64º no total.
Enquanto isso, o Hospital das Clínicas em São Paulo segue no ‘top 100’ mundial quando se fala em ortopedia, atingindo o 74º lugar (era 71º em 2024). Depois, está em 90º lugar na área de neurocirurgia (mesma do ano passado) e desponta em 117º quando o assunto é gastroenterologia (caiu três posições em relação ao ano anterior).
Icesp é destaque na oncologia
O ranking mundial dos hospitais coloca o Icesp em184º do mundo na área de oncologia. Além de ser um dos maiores da América Latina, ainda tem o destaque de atender apenas pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Para chegar a esses resultados, o órgão faz um levantamento online, através de uma pesquisa, com diversas recomendações voltadas aos profissionais de saúde. Além disso, encaixa situações como dados de acreditação e certificações, além de diversas outras pesquisas.
Por fim, esse levantamento que coloca quatro hospitais de São Paulo em alta tem validação de um conselho global mundial. E, ainda, valida 12 áreas de especialidades médicas.








