O estado de São Paulo registrou queda de 3,1% nas denúncias de estupr0 no mês de julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29), em estatística da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
Em julho de 2025, São Paulo registrou 1.131 ocorrências em todo o estado. Esses dados de estupr0 fazem parte do balanço mensal divulgado pela secretaria SSP.
Ainda de acordo com os dados, a Região Metropolitana registrou a maior queda no período, chegando a 8,3%, com 220 casos. No mesmo período do ano passado, foram 240, enquanto na Capital a redução foi de 5,2%, com 218 casos computados em julho de 2025.
Por outro lado, número de estupr0 aumenta no estado, diz SSP

Apesar dessa queda em julho, quando o assunto é o acumulado do ano, o estupr0 é um crime que registrou alta no primeiro semestre. De acordo com os números divulgados pela SSP, foram 8.385 denúncias espalhadas pelas 142 delegacias do estado de São Paulo. E isso representa uma alta de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado que apontou aumento no período foi o de casos de feminicídios. Entre janeiro e julho deste ano, foram 151 no total, contra 133 no mesmo período de 2024, ou seja, 18 casos a mais.
Contudo, a SSP entende que esse aumento acontece por conta da nomenclatura e tipificação dos casos. A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher destacou a importância das ações em combate a esses crimes.
Ainda há muito a fazer contra esse crime, por isso continuamos fortalecendo a rede de proteção para encorajar as vítimas a denunciarem os agressores
Ainda segundo ela, é essencial conseguir fazer uma denúncia adequada dos casos. E explica ainda que é essencial que o agressor seja sempre responsabilizado.
Julho tem redução de latrocínios
Os dados da SSP em julho também apontam uma redução de casos ligados a furtos, roubos ou latrocínios. Contudo, ainda houve aumento de homicídios dolosos, quando há intenção de tirar a vida das pessoas.
No período, São Paulo teve 197 casos de homicídios, quatro acima do mesmo período do ano passado. Em 2025, foram 1.438 homicídios acumulados, um aumento de 15 casos em relação ao mesmo período do ano passado.
Por fim, segundo os dados divulgados pela SSP, os latrocínios (casos de roubo seguido de morte), caíram de 18 casos em julho de 2025 para 15 casos em julho deste ano. E os roubos em geral caíram de 15.703 registros em 2024 para 13.750 em julho deste ano.








