As temperaturas no estado de São Paulo terão uma mudança brusca em menos de 24 horas, a partir desta segunda-feira (22). O alerta é da Defesa Civil, que emitiu o comunicado no sábado (20), prevendo essa alteração intensa.
Neste domingo, após um dia de calor forte e ventos, além de riscos de incêndios florestais, a segunda feira mota totalmente. Isso porque as temperaturas caem e, além disso, haverá tempestades de ventos fortes em curto espaço de tempo.
Em alguns lugares do interior, o domingo irá registrar temperaturas de até 35º C, em verdadeiro clima de verão em pleno início de primavera. Além disso, a expectativa é de baixa umidade relativa do ar, o que amplia o risco de queimadas.
Temperaturas despencam à noite

Enquanto isso, na parte da noite deste domingo, já há uma queda brusca nas temperaturas em várias regiões do estado. Assim, haverá essas tempestades e até mesmo ventos fortes à noite, com raios e até há possibilidade de granizo em alguns lugares do estado de São Paulo. Isso tudo de acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil.
Segundo o órgão ligado ao governo do estado, as chuvas serão mais fortes em lugares como Vale do Ribeira, em Itapeva, na Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba.
Outro ponto de preocupação para o começo da semana está no litoral. Isso porque a possível agitação marítima poderá causar as chamadas ressacas, elevando o nível do mar e invadindo ruas e calçadas.
Já a partir de terça-feira (23), as chuvas cessam, ou ficam em menor intensidade. Ainda assim, as temperaturas seguirão em baixa, o que vale para todas as regiões do estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia, as temperaturas poderão chegar, nesta terça, a 12º na região de Campos do Jordão, e 13º em Itapeva. Já na cidade de São Paulo a previsão é que fique entre 13º e 26º.
Gabinete de crise entra em ação
Por conta dessa mudança brusca nas temperaturas, o Gabinete de Crise do governo paulista será montado de forma presencial nesta segunda-feira (22). E funcionará das 8h às 18h.
Neste caso, vão participar de diversas entidades na chamada ‘Operação SP Sempre Alerta Chuvas’. Órgão como a Sabesp, Arsesp, Corpo de Bombeiros, Fundo Social, SP Águas, DER (Departamento de Estradas e Rodoviárias) e Polícia Rodoviária vão participar. Com isso, se espera uma cooperação para respostas rápidas em casos de problemas e ocorrências por conta das mudanças de temperaturas no estado.








