As tendas montadas pela prefeitura de São Paulo na Operação Baixas Temperaturas, bateu recorde de atendimento nesta semana por conta da frente fria que atingiu a cidade. Segundo dados divulgados pela administração, foram 22.733 atendimentos no dia 24, última terça-feira.
Esses dados se referem aos dez espaços montados e distribuídos em todas as regiões de São Paulo e com o período das 18h à 0h. Desta maneira, a quantidade de atendimento nas tendas superou o recorde desde o início do projeto, no dia 14 de maio.
Nestes redutos, a prefeitura coloca uma equipe de apoio que presta atendimentos principalmente a pessoas em situação de rua. E evita que eles fiquem ao relento e reféns das temperaturas extremas neste período.
Tendas distribuem quase 80 mil itens

Pelos números da prefeitura, as tendas da Operação Baixas Temperaturas distribuíram 79.017 itens, o que também foi um recorde. Neste pacote, havia sopas (7.390), pães (7.650), chás (2.900), chocolates quentes (5.141), copos e garrafas de água (51.948) e mais 3.988 cobertores.
Neste período do dia 24, 77 moradores em situação de rua ainda levaram os seus pets. No total, 91 animais foram ajudados com rações e, também, aplicação de vacinas, chegando a 80 potes e 24 doses, principalmente da antirrábica, o que também ajuda a garantir a saúde dos animais.
Ainda nesta última terça, os profissionais da SMADS (a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), realizaram 723 abordagens a essas pessoas em vulnerabilidade. Assim, conseguiram garantir 447 acolhimentos, evitando que mais gente em necessidade ficasse em risco nas ruas geladas da capital paulista nestes dias de temperaturas mais rigorosas.
Inclusive, esses espaços montados pela prefeitura contam até mesmo com estrutura médica. Por exemplo, há ambulâncias com profissionais que agilizam o atendimento, além de aplicarem vacinas contra gripe, Covid-19 e Tétano.
Em alguns casos, como na Praça da República e Praça Marechal Deodoro, há duas ambulâncias cada. Nos demais espaços, os veículos de apoio são acionados quando houver alguma urgência.
Ativação acontece com as temperaturas baixas
Mas, para as tendas da Operação Baixas Temperaturas se acionam apenas quando os termômetros marcam a partir de 13º para baixo. E, quem eventualmente não aceita um acolhimento nas casas de apoio, ao menos recebe cobertores para dormir de forma mais confortável e garantiu alguma proteção.
Por fim, essa operação de inverno conta com 1.000 vagas extras de forma emergenciais. No caso, são 350 em centros esportivos da própria prefeitura, o que se torna um importante suporte para as tendas.








