A travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião ficou paralisada por mais de 12 horas por conta dos fortes ventos no Litoral Norte. Desta maneira, os turistas e moradores que precisaram deixar a ilha neste domingo (24), precisaram de muita paciência.
Afinal de contas, após a liberação das embarcações, o tempo de espera para a travessia chegava a quatro horas. Isso segundo os dados divulgados pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente), responsável pelo serviço de balsas no estado de São Paulo.
Devido aos fortes ventos na região, a Semil determinou a paralisação do serviço à 1h16 da madrugada. E a retomada da partida das balsas só aconteceu a partir das 14h30, já com a segurança adequada para o serviço.
Travessia tem mais espera do lado de Ilhabela

Ainda de acordo com as informações da Semil, o tempo de espera era maior para quem está na Ilhabela e quer fazer a travessia para São Sebastião. Do outro lado, quem tenta acessar a ilha precisa esperar cerca de 45 minutos.
Sempre que a força dos ventos impede as balsas de trafegar de forma segura, as mesmas são paralisadas. Neste final de semana, por conta da onda de calor que surgiu no meio de semana, em pleno inverno, o chamado veranico, muita gente resolveu descer para o litoral do estado.
Desta maneira, a movimentação não apenas em Ilhabela e São Sebastião, mas em todo o Litoral Norte, foi grande. E isso acabou agravando ainda mais o tempo de espera na balsa.
Atualmente, a única maneira de chegar à Ilhabela de carro é através das balsas. Neste caso, tanto motoristas quanto pedestres ficam impedidos de trafegar quando há ventos fortes.
Inclusive, essa adversidade climática acontece mesmo em dias de calor. Mas, para a próxima semana, já há previsão de volta da frente fria.
Defesa Civil ajuda moradores
Para minimizar os transtornos com a demora da travessia, a Defesa Civil de Ilhabela e de São Sebastião estão ajudando os moradores e turistas. Assim, há diversos serviços de assistência enquanto eles esperam pelo embarque.
Inclusive, a prefeitura de São Sebastião chegou a servir lanches e água para os motoristas que ficaram parados na fila da balsa para entrar. O embarque na balsa para Ilhabela custa R$ 19 durante a semana, mas chega aos R$ 28,50 nos fins de semana e feriados.
Atualmente, para fazer a travessia de volta ao continente, não há nenhum tipo de cobrança. Antes, ainda havia a chamada taxa ambiental.








