Os paulistanos que dependem do transporte de trem em São Paulo tiveram uma manhã de caos nesta terça-feira (6) na maior cidade da América do Sul. Isso porque atrasos nas linhas deixaram plataformas lotadas e muita gente chegou atrasada ao serviço.
Mas, o caso mais enfático aconteceu na Linha 5-Lilás, da ViaMobilidade, no sentido Chacara Klabin. Segundo reportagem do Bom Dia São Paulo, da rede Globo, houve lentidão e até paralisação de trem, o que prejudicou bastante o fluxo de usuários do transporte na capital paulista.
Segundo relatos das pessoas, o embarque e desembarque de passageiros ficou especialmente prejudicado por volta das 7h. Justamente, no período em que muitos estão chegando ao trabalho, o que fez muita gente atrasar.
Trem fica mais de 11 minutos parado

Ainda segundo reportagem do Bom Dia São Paulo, se constatou que alguns trens ficaram mais de 11 minutos parados na plataforma em Santo Amaro, região sul de São Paulo.
Ao portal de notícias g1, a ViaMobilidade explicou que terça-feira é sempre um dia atípico. E justificou os atrasos dos embarques e desembarques de passageiros nas plataformas da capital paulista.
“Linha 5 – Lilás / Velocidade Reduzida: Devido à presença de pessoa na via na via na região da estação Campo Limpo, a circulação de trens se encontra com velocidade reduzida e maior tempo de parada”
Com 12 milhões de habitantes na cidade e cerca de 20 milhões na região metropolitana, São Paulo sofre com o excesso de veículos no dia a dia. Então, o transporte público, como trens e ônibus, sempre são importantes alternativas especialmente para quem trabalho.
No entanto, essas alternativas também se tornam desafiadoras para as pessoas. Ainda mais no chamado horário de ‘rush’, quando todos estão chegando ou saindo para o trabalho e tudo fica congestionado.
Pessoas teriam atrapalhado fluxo
A empresa responsável pelo transporte de trem na capital paulista também disse que havia pessoas na via na região do Campo Limpo. E que, por volta das 8h06, viu que isso estaria causando lentidão no transporte e andamento normal das linhas.
E isso causou maior lentidão e velocidade reduzida dos vagões, o que consolidou o atraso do embarque dos passageiros. Depois disso, o transporte de trem na capital se normalizou.
Atualmente, o sistema de transporte público é alvo de muitas reclamações dos usuários. No futuro próximo, a prefeitura promete inclusive transformar toda a frota de ônibus a combustão em elétricos, além de aumentar a oferta e melhorar a capacidade dos veículos, além do trem.








