O túnel Santos-Guarujá finalmente vai sair do papel. E irá gerar cerca de 9.000 empregos nos próximos anos, segundo previsão do Governo do Estado de São Paulo.
Na tarde desta sexta-feira (5), a empresa portuguesa Mota-Engil Latam ganhou o leilão e será responsável por fazer o primeiro túnel submerso do Brasil. E a expectativa é de impulsionar a economia local, além de valorizar imóveis e melhorar a mobilidade.
No leilão desta sexta, a empresa portuguesa venceu a disputa com a espanhola Acciona Concesiones e terá um investimento de aproximadamente R$ 6,8 bilhões para construir. A cerimônia acontece em São Paulo, na sede da B3, onde houve o leilão histórico.
Túnel é feito em parceria por 30 anos

A empresa portuguesa que venceu o leilão para construção do túnel terá 30 anos de concessão do espaço. E a construção será feita em parceria com governo estadual e federal, mas com apoio ainda da iniciativa privada.
No total, o túnel Santos-Guarujá terá 1.500 metros de extensão e 870 serão submersos. Segundo o que está previsto no edital, a expectativa é que tudo fique pronto até 2030, ou seja, uma obra de cinco anos, que já é considerada também a maior do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Atualmente, cerca de 78 mil pessoas fazem o trajeto diário entre as duas cidades. E a principal ligação é feita por balsas, o que também pode ser feito por estrada.
E uma travessia de balsa leva cerca de 18 minutos, mas pode levar mais tempo por conta das filas. E, de carro, se leva cerca de 50minutos para ir de uma cidade a outras.
No entanto, com o túnel que será construído no local, a viagem será encurtada e será feita em apenas cinco minutos. Assim, a expectativa é ajudar cerca de dois milhões de moradores da Baixada Santista, que terá o tempo de deslocamento encurtado.
Estado e Governo Federal dividirão aporte
Do total de R$ 6,8 bilhões investidos, R$ 5,1 bilhões virão do poder público, com metade para o governo de São Paulo e metade para o Governo Federal. Além disso, a empresa vencedora terá que pagar R$ 438,3 milhões ao governo paulista durante 24 dos 30 anos de concessão.
Além dos carros, o novo túnel Santos-Guarujá terá uma faixa com exclusividade para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e passagem para pedestres e ciclistas. Além disso, haverá galeria de serviço para atendimento do público.








