A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve do bairro do Cajuru, região leste de São José dos Campos, fica pronta em 12 meses. A previsão é da prefeitura, que iniciou as obras no local nesta última semana.
Segundo a administração municipal, a UBS do Cajuru terá um investimento total de R$ 4.538.377,11. Esse valor vem do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Tesouro Municipal.
Desta maneira, a região leste, a que mais cresce atualmente na cidade, ganhará mais um suporte estrutural de saúde. Enquanto isso, os atendimentos seguem na UBS do bairro Campos de São José, na mesma região, e que se desafogará quando houver a nova unidade.
UBS do Cajuru irá atender demanda local

Agora a UBS do Cajuru, prevista para entrega em 2026, irá absorver boa parte da demanda local. Atualmente, a região tem 8.700 pacientes que precisam de atendimento na região leste de São José
E, justamente, para dar vazão a essa alta demanda, a nova unidade de saúde poderá ser uma solução para os moradores. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde de São José, o novo espaço é construído na Rua Nova Pádua, esquina com a Rua Passo Fundo, no bairro Villa Monterey. E terá o total de 825,50 metros quadrados.
Ainda segundo a administração municipal, há uma demanda crescente de atendimento médico na região leste. Isso principalmente por conta do aumento de novos empreendimentos imobiliários na região.
Por exemplo, nesta região, haverá nos próximos meses um novo conjunto habitacional para 5.000 mil moradores. Então, também aumenta a necessidade da ampliação de outros serviços para a população local, como as unidades de saúde.
Ideia é ampliar serviços oferecidos
Com a UBS do Cajuru, a prefeitura espera também ampliar os serviços que já são oferecidos pelo sistema de saúde do município. E, de acordo com a prefeitura, faz parte do plano de gestão 2025-2028, da atual administração.
Assim, os moradores não irão precisar se deslocar com tanta frequência para outros bairros e regiões de São José. E essa nova unidade ainda deverá reforçar a Estratégia Saúde da Família. A promessa é de um atendimento mais humanizado e integral aos munícipes.
Por fim, a UBS do Cajuru terá seis consultórios médicos multidisciplinares, dois odontológicos e um ginecológico. Além disso, deverá ainda contar com outras estruturas como farmácia, recepção ampla, salas de vacina, coleta de exames, ultrassom ginecológico, raio x odontológico, curativos, hipotermia e multiuso.








