A Unesp (Universidade Estadual Paulista) anunciou a abertura 7.690 vagas para o vestibular 2026. E essas vagas estão distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo, onde a universidade tem unidades espalhadas.
Agora, os interessados no vestibular da UNESP podem consultar a relação das vagas nos sites oficiais. E uma das principais vantagens é que todos os cursos são totalmente gratuitos para quem conseguir passar na prova, que também é uma das mais concorridas do país.
Além das faculdades, essa universidade paulista ainda reservará 934 vagas a Vestibular Seriado Paulista, o chamado ‘Provão Paulista’. Neste caso, vale para ingressar em cinco escolas públicas do estado de São Paulo, incluindo a própria UNESP.
UNESP também usará notas do Enem

Ainda de acordo com a UNESP, outras 729 vagas disponíveis serão oferecidas através das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No entanto, serão notas válidas das provas de 2024 e 2025, sendo que as desse ano ainda acontecerão em novembro deste ano.
Em seguida, essa resolução da UNESP irá contemplar mais 160 vagas para o curso de engenharia da cidade de Ilha Solteira. E é previsto no vestibular UNESP Meio de Ano, além do Processo Seletivo UNESP-Enem Meio de Ano. Atualmente, são 136 cursos de graduação da Universidade Paulista, espalhados por essas 24 cidades do estado.
Agora, essas inscrições para o vestibular acontecem entre os dias 4 de setembro e 8 de outubro, ou seja, terão pouco mais de um mês para isso. E é necessário fazer o cadastro no site da Fundação Vunesp, empresa que será responsável pela banca e a seleção dos alunos.
Além disso, na segunda quinzena de agosto, a universidade irá falar sobre os critérios de isenção e redução de até 50% do valor da inscrição. Esses benefícios, no entanto, sempre são voltados para pessoas de baixa renda.
Vestibulandos com redução de até 75% da taxa
Outro ponto divulgado pela UNESP, em parceria com a Vunesp, é a redução de 75% do valor da taxa de inscrição para 400 mil alunos do último ano do ensino médio, mas apenas do ensino público. Além disso, é uma medida válida apenas para o estado de São Paulo.
Por fim, a universidade terá 35 cidades para realização das provas, em duas fases do vestibular. Destas 35 cidades, 31 delas ficam no próprio estado. E a primeira fase da prova acontece no dia 2 de novembro, um domingo, com 90 questões de múltipla escolha.
Quem avançar nesta fase da UNESP, irá fazer a segunda fase, entre os dias 7 e 8 de dezembro (domingo e segunda). Desta vez, serão 36 questões dissertativas, além de uma redação.








