O MEC (Ministério da Educação) anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até o dia 13 de junho. Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira (6), mas o órgão optou por estender.
Segundo o MEC, o principal objetivo de ampliar o prazo de inscrição do Enem é garantir que mais gente possa participar. Desta maneira, muitos estudantes que estavam com dificuldade para o cadastro, terão um tempo a mais.
Até porque muitos brasileiros têm o hábito de deixar tudo para última hora, assim como já acontece com a declaração do Imposto de Renda. No caso dessa prova, é uma forma de facilitar a entrar no Ensino Superior e cursar uma faculdade.
Enem tem mais de 5 milhões de inscritos

Até agora, mais de 5 milhões de estudantes já se inscreveram para a edição 2025 do Enem. E isso já supera a marca do ano passado, quando 4.325.960 se inscreveram para a prova que acontece em dois finais de semana.
E, com o prazo estendido para a inscrição, a expectativa é que se aumentem ainda mais a quantidade de estudantes. De acordo com o Ministério da Educação, haverá ainda nos próximos dias um incentivo em todos os estados brasileiros para a ampliação dos candidatos para a prova.
Em 2025, as datas das provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, dois domingos consecutivos. No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, todas no estado do Pará, o prazo será diferente. Por lá, acontecem nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
No entanto, o prazo de inscrição para eles é o mesmo que no restante do país. O prazo inicial acabou às 23h59 desta sexta-feira (6), antes da ampliação.
Como se inscrever
Para se inscrever no Enem e fazer a prova, é necessário entrar na chamada Página do Participante, no site do Inep. Essa entidade é a responsável pela prova e, apenas por lá, é possível fazer o cadastro.
Além disso, precisa deixar o seu CPF, o CEP e outros dados que forem pedidos na hora. E, também, é necessário ter uma conta GOV para conseguir acessar, o que exige um email válido.
Por fim, a taxa de inscrição é de R$ 85, mas estudantes de baixa renda têm direito a isenção, assim como alunos de escola pública em muitos casos. Após o pagamento, receberá um email confirmando a inscrição para o Enem.








