Os usuários de transportes de trem em São Paulo ganharam sinal de internet em 41 estações da capital paulista. Em conjunto com a operadora Linktel Wi-Fi, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) instalou a internet gratuita nesses pontos, com a ideia de facilitar o dia a dia das pessoas.
Desta maneira, todos os passageiros das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade e os que desembarcam nas estações de trem Palmeiras-Barra Funda e Linha 7-Rubi garantem, pelo menos, 30 minutos de internet por dia, sem precisar pagar.
Assim, é o tempo necessário para mandar uma mensagem aos colegas de serviço, à família ou olhar notícias no celular e fazer algum pagamento, por exemplo.
Usuários de trem precisam preencher cadastro

No entanto, esses usuários de trem no dia a dia em São Paulo ainda precisarão preencher um cadastro específico. Assim, precisa preencher, no próprio celular, dados com email e senha exclusiva.
Então, enquanto esperam pela chegada do trem na estação, será possível enviar as mensagens e, claro, acompanhar as redes sociais. Com isso, também se garante um pouco mais de conforto para os passageiros enquanto aguardam a chegada do seu transporte.
E, aqueles que não têm dados móveis, não precisam esperar chegar em casa ou no serviço para acessar a internet. Na prática, é um ganho importante para quem já tem que enfrentar estações lotadas todos os dias na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.
Em uma região com mais de 20 milhões de habitantes, o transporte de trem é um dos principais meios de se chegar no serviço ou na escola. Muitas vezes, problemas técnicos atrasam a chegada e deixam os vagões ainda mais superlotados.
Contudo, a possibilidade de usar a internet gratuitamente enquanto aguarda, ajuda a minimizar o estresse. E novos pontos de wi-fi poderão ser instalados nos próximos meses.
Instalação começou em 2023
O serviço de instalação de wi-fi nas estações de trem em São Paulo começaram em agosto de 2023. Assim, a empresa implantou, gradualmente, nessas 41 estações da CPTM na região metropolitana.
No total, segundo dados divulgados pelo governo do estado de São Paulo, foram investidos mais de R$ 1,1 milhão no serviço. “A oferta de Wi-Fi gratuito nas estações da CPTM é um passo importante para tornar o transporte público mais conectado, acessível e confortável para todos os passageiros. Com essa iniciativa, buscamos não somente facilitar o acesso à informação, mas também transformar o tempo de espera em uma oportunidade para estudo, trabalho ou lazer digital, disse Michael Cerqueira, presidente da CPTM, ao site oficial do governo de SP.








