São José dos Campos aplicou 11.698 doses de vacina neste último sábado (24), em mais um chamado ‘Dia D’ da vacinação no município. Embora o foco no momento seja a imunização contra o vírus Influenza, os profissionais ainda aplicaram doses de outros imunizantes para a população local.
Segundo a prefeitura, para dar conta do processo de vacinação no final de semana, a Secretaria de Saúde fez todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve funcionarem. E os atendimentos aconteceram das 9h30 às 14h30, ou seja, uma duração de cinco horas.
No momento, toda a população acima de seis meses de idade já tem acesso à vacina contra a gripe. Até então, era restrita desde abril a determinados grupos prioritários, como os idosos.
Vacinação contra gripe domina final de semana

Pelos dados divulgados pela prefeitura, das 11.698 doses aplicadas, 9.349 foram para a gripe. Enquanto isso, as outras 2.349 doses de vacina se aplicaram para outras doenças, que também são importantes e fazem parte do calendário básico de vacinação.
Ainda segundo a prefeitura de São José, essa ação no final de semana visa facilitar o acesso à imunização. Isso porque, nos dias de semana, muita gente trabalha e não consegue ir aos postos para a aplicação.
Desta maneira, mais gente teve acesso aos imunizantes e, em outros finais de semana, isso também poderá acontecer. Até para tentar melhorar a cobertura vacinal na maior cidade do Vale do Paraíba, que continua ainda abaixo da média estabelecida.
Inclusive, nesta ação do final de semana foi muito comum encontrar famílias inteiras na vacinação. Pais, mães, filhos, avós, todos juntos para receber uma dose que poderá salvar a vida e evitar versões graves das doenças, especialmente a gripe, que é mais comum nesta época do ano.
Campanha continua em São José
Eventualmente, quem não conseguiu fazer a vacinação neste final de semana, poderá ainda ter outros dias. Isso porque a campanha da prefeitura para imunizar a população continua nos 50 pontos espalhados pela cidade.
No momento, são 45 UBSs e cinco USFs (Unidades de Saúde da Família), com a vacinação acontecendo até uma hora antes do fechamento de cada unidade. Porém, o Colégio Tableau continua oferecendo o serviço à noite, das 19h às 21h30, e a Casa do Idoso atende pessoas com mais de 60 anos.
Por fim, nesta campanha, uma das novidades é o aplicativo e telefone 156. Por ele, é possível saber qual local está com menos fila e ir fazer a vacinação com mais rapidez.








