Os beneficiários que recebem o Vale Gás, um dos programas de transferência de renda do Governo Federal, estão perto de ter o valor na conta. Isso porque, em abril, o governo já deposita os valores para quem tem direito.
Atualmente, a regra do Vale Gás prevê pagamento do benefício uma vez a cada dois meses. Assim, é o tempo suficiente para o consumidor utilizar aquele botijão de gás no período.
Quando receber o Vale Gás

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Fazenda, o pagamento do Vale Gás começa a partir do dia 17 de abril. Neste caso, os valores são pagos de forma escalonada, isto é, separado entre um cidadão e outro.
Para saber o dia exato do recebimento do benefício, é necessário saber também o final do NIS (Número de Identificação Social). Por exemplo, os beneficiários de final 1 recebem já no dia 17.
Assim, acontecem os pagamentos até o dia 30 de abril, quando se contemplam os beneficiários de final 0 (zero). Como são muitas pessoas para receber, o governo destina a verba separadamente. De todo o modo, é uma oportunidade de ter acesso a esse dinheiro extra e conseguir pagar as contas básicas.
Agora, o valor do Vale Gás está em R$ 104 por família. Esse valor é definido através do preço médio do botijão de 13 quilos. Desta forma, é uma maneira de garantir que o cidadão consiga comprar o produto dentro da margem de custo do gás.
Quem tem direito ao Vale Gás
De acordo com as regras do Governo Federal, o Vale Gás é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para isso, é necessário ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do governo.
Além disso, quem recebe esse auxílio também recebe o Bolsa Família, o principal programa de transferência de renda do Governo Federal. E o principal objetivo do Vale Gás é garantir a segurança alimentar das famílias mais pobres.
A insegurança alimentar é quando uma pessoa até tem o que comer naquele dia, mas não sabe se terá no dia seguinte. E a oportunidade de ter o gás do cozinha para preparar a comida se torna essencial neste cenário.
Por fim, o beneficiário do Vale Gás já cadastrado pelo Governo Federal nem precisa ir atrás. Isso porque, automaticamente, o benefício já cai na conta da Caixa Tem de todos os inscritos. E os beneficiários já possuem um cartão onde podem sacar os valores.








