Ventos fortes poderão atingir diversas regiões do estado de São Paulo entre este domingo (29) e segunda-feira (30). Ao menos, é o que prevê a Defesa Civil do Estado, que emitiu um alerta para a população.
Segundo a entidade, esses ventos fortes deverão chegar ao estado por conta do que chama de um novo sistema meteorológico. Além da Região Metropolitana, o evento climático também deverá atingir as regiões da Baixada Santista, Vales do Ribeira e do Paraíba, Serra da Mantiqueira, litoral norte, além das regiões de Marília, Itapeva, São José dos Campos, Sorocaba e Campinas.
Desta maneira, o alerta da Defesa Civil serve para a população se precaver, além da questão dos serviços. Por exemplo, quando venta muito, as balsas que ligam cidades do litoral paulista interrompem a travessia por questão de segurança.
Ventos fortes com pouca possibilidade de chuva

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, o evento climático deve se limitar aos ventos fortes. Isso porque há previsão de pouca chuva no período, embora elas não sejam totalmente descartadas.
Até porque, neste período do ano, especialmente no estado de São Paulo, é um período de maior estiagem. Normalmente, chove pouco e a água mais forte chega entre setembro e outubro.
Agora, com as fortes rajadas de ventos que se preveem, a preocupação maior é com outras situações. Por exemplo, a queda de árvores e postes, destelhamentos e outros problemas estruturais urbanos.
Por exemplo, já houve muitos casos de postes e árvores caindo em cima de carros e casas. Assim, coloca em risco a integridade e, até mesmo, a vida de muitas pessoas. Nestes casos, é necessário ter atenção redobrada e evitar deixar os veículos perto desses lugares.
Defesa Civil pede atenção redobrada
Então, a Defesa Civil do Estado de São Paulo redobrou a atenção por conta dos ventos fortes. Isso especialmente nas áreas de maior risco no estado.
Assim, a entidade também orienta as pessoas a olharem os sinais de alerta emitidos nos meios de comunicação. Inclusive, em casos de eventos extremos, as pessoas no estado de São Paulo recebem um alerta no aparelho de celular.
“A adoção de medidas preventivas é essencial para minimizar os impactos e garantir a segurança de todos”, disse a Defesa Civil em seu site oficial.
Desta maneira, os ventos fortes merecem atenção até segunda-feira (30). Depois disso, a situação deverá se normalizar em todo o estado de São Paulo.








