Após longo período de dias frios, o estado de São Paulo enfrentará um ‘veranico’ nos próximos dias. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil neste final de semana.
De acordo com o órgão ligado ao governo do estado, o veranico se inicia na próxima quarta-feira (20). E terá temperaturas mais altas que o normal para o inverno na maioria das cidades paulistas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a expectativa é que essa temperatura elevada dure de três a cinco dias no estado. Inclusive, os dias ficarão mais quentes e ainda mais secos que já estão neste período, com temperaturas semelhantes ao do verão.
Veranico terá temperaturas acima dos 30º C

Pelos dados divulgados através da Defesa Civil do estado de São Paulo, a perspectiva é que esse veranico atinja temperaturas acima dos 30º C no período. Por exemplo, é possível que a cidade de Bauru chegue aos 33º, enquanto São José do Rio Preto poderá alcançar 37º C nos próximos dias, consolidando o veranico.
Enquanto isso, a capital do estado terá temperaturas chegando aos 29º C, ou seja, 5º C acima do normal para esta época do ano. O inverno, que começou em junho, vai até setembro e outros dias frios ainda virão após esse calor atípico.
Desse modo, especialistas e a própria Defesa Civil aconselham as pessoas a ingestão de muito líquido, como água e suco. Além disso, devem evitar atividades físicas durante os horários de sol mais intenso, como próximo ao meio dia.
E, para quem precisa sair para a rua e fazer trabalhos externos, o uso de protetor solar também é indicado. Isso mesmo para quem não vai à praia e nem à piscina, já que a pele fica exposta do mesmo jeito e há riscos para a saúde.
Queimadas viram maior preocupação
Entretanto, o que mais preocupa as autoridades durante o veranico é o risco de novas queimadas. Neste período do ano, com estiagem prolongada, o tempo já é propício para este fenômeno.
Além disso, se tiver dias de calor ainda maior, o risco aumenta, até por conta da menor circulação de vento. E a massa de ar quente prevista para o período também amplia a possibilidade de queimadas.
Desse modo, a Defesa Civil também orienta as pessoas a não limparem os terrenos com fogo. Neste caso, o risco de se alastrar é grande, colocando em risco a vida animal e até mesmo casas e pessoas durante o veranico.








