Na tentativa de facilitar a adoção de cães e gatos em São Paulo, a prefeitura da capital paulista ampliou a abertura da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal), ligado ao Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos. Desta maneira, o espaço já abre também aos domingos.
No entanto, quando houver feriado aos domingos, o espaço não irá funcionar. De todo o modo, os paulistanos agora já têm uma data maior para a adoção e levar para casa aquele pet tão sonhado e desejado.
Aos domingos, o horário de funcionamento será sempre das 9h às 15h. E, segundo a prefeitura, é uma forma de facilitar o acesso de quem quer adotar um animal, especialmente gato ou cachorro. No dia a dia, o atendimento acontece das 9h às 17h.
Centro de Adoção tem mais de 300 pets

Ainda de acordo com dados da prefeitura de São Paulo, atualmente a Cosap tem 307 animais para adoção. Destes, são 168 cachorros e 139 gatos, com idades das mais variadas. Para Analy Xavier, coordenadora do espaço, essa expansão de datas é vista com otimismo.
A expectativa é de que essa ampliação de horário traga mais pessoas e aumente as adoções dos nossos animais
De acordo com ela, esses animais já estão todos vacinados, vermifugados e devidamente castrados. Além disso, já estão com microchip e, até mesmo, o RGA (Registro Geral do Animal), respeitando a uma lei municipal vigente desde 2001 na capital paulista.
Mas, para a adoção, é necessário ser maior de idade e, principalmente, garantir responsabilidade. Desta maneira, tem que assinar um termo onde se compromete a cuidar do pet e garantir uma qualidade de vida melhor que tem atualmente no Centro Municipal de Adoção da prefeitura.
E, quem adotar um pet com mais de 8 anos, seja ele cão ou gato neste local, recebe o chamado cartão Cuida Bem Idoso. Isso garante, por exemplo, prioridade no atendimento dos animais nos quatro hospitais veterinários públicos da capital paulista.
O que precisa para adotar um pet
Na Cosep, as pessoas interessadas na adoção de um pet também precisam levar alguns documentos. Por exemplo, o futuro tutor precisa levar RG ou CPF e um comprovante de residência dos últimos três meses.
Por fim, ainda tem que pagar a Taxa Pública de R$ 34,20, diversas formas, como dinheiro, pix ou boleto bancário. Assim, terá a chance de levar aquele pet para casa e fazer a chamada adoção responsável. E, no dia de buscar o et tem que levar caixa de transporte e coleira. Caso adote um gato, é obrigatório ter telas na varanda da casa ou do apartamento.









