Belo Horizonte, 09 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Já de antemão, podemos responder que sim, a beterraba é legume. Legume é uma planta cuja parte comestível é geralmente as sementes ou mesmo os frutos secos, como ervilhas e feijões. Contudo, também incluem certas raízes, como beterrabas e cenouras. A beterraba é um tipo de raiz comestível, portanto, classifica-se como legume.
Frutas, legumes e verduras integram todas as dietas para uma vida saudável, algo indiscutível. Contudo, além de comer saudável, é preciso entender um pouco sobre o alimento ingerido, por exemplo, se a beterraba é legume. Por isso que explicaremos um pouco sobre as diferenças das classificações e como ter um alimento tão nutritivo cultivado em casa.
Se beterraba é legume, qual a diferença para verdura?
Verdura e legume são tipos diferentes de alimento vegetal, mas sua principal diferença é a parte consumida. Verdura refere-se geralmente às folhas, flores comestíveis e caules das plantas. Por exemplo: alface, couve, espinafre, rúcula, entre outros. Essas partes são comumente consumidas cruas nas saladas ou mesmo cozidas em guisados, sopas e outras receitas.
Já o legume é a parte comestível das plantas que cresce abaixo do solo (tubérculos, raízes e bulbos) ou partes crescendo acima do solo, consumidas como fruta (tomates, pimentões, abobrinhas, etc). Alguns exemplos comuns são: cenouras, cebolas, batatas, alho, abobrinha, tomate, berinjela, etc. Esses alimentos são consumidos cozidos ou crus de diversas maneiras.
Mas, é importante verificar que a classificação entre legumes e verduras, variando de acordo com tradições locais e a cultura. Além disso, existem alguns alimentos que são consideradas as duas coisas, como é o espinafre e a abóbora, por exemplo.
Como plantar beterraba em vaso?

Para plantar beterraba em um vaso, siga alguns passos para o cultivo que o Diário SP separou:
- Escolha um grande vaso que tenha, ao menos, 30 cm de profundidade, com 20 cm de diâmetro;
- Encha todo o vaso com a mistura de um solo rico em nutrientes e bem drenado. Uma boa ideia é fazer partes iguais do composto orgânico, perlita e vermiculita;
- Plante a semente da beterraba com cerca de 2,5 cm de profundidade. Devem ser aproximadamente 4 sementes dentro do espaço de 10 cm. Em seguida, encha de terra;
- Regue até estar úmida a terra, mas não encharcada;
- Quando a planta tiver cerca de 5 cm de altura, desbaste para deixar uma planta somente a cada 10 cm;
- Fertilize suas beterrabas de 15 em 15 dias com fertilizante equilibrado, de preferência orgânico.
A beterraba é legume e geralmente está pronta para colheita em torno de 70 dias depois do plantio. Sua parte superior emergirá do solo assim que estiver madura, pronta para colher. Lembrando que beterrabas precisam de espaço para crescer. Dessa forma, evite plantar várias em vasos pequenos.





