Agro

Cuide das suas plantas como um especialista: descubra os erros que podem arruinar sua irrigação

Problemas com regas são comuns quando em falta e excesso

Belo Horizonte, 23 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Regar é algo bem comum, já que quase todo mundo tem plantas em casa. Mas, nem sempre a frequência da irrigação quer dizer que a coisa está sendo feita corretamente. É preciso ter cuidado tanto com o excesso quanto com a falta.

Por isso, vamos enfatizar uma necessidade que é vital para as espécies vegetais. Contaremos sobre os erros mais comuns quando se trata de irrigação de plantas. Assim, você pode evitar e cuidar corretamente do seu jardim ou horta.

Erros mais comuns em se tratando de irrigação

Existem alguns erros que podem acabar com seus cultivos. O Diário SP listará abaixo, para que você nunca mais encharque ou deixe suas espécies secas.

Tratar as plantas por igual

Geralmente, cuidamos das plantas por igual, irrigando todas ao mesmo tempo. Mas, cada uma tem uma necessidade diferente. Então, aprender acerca da biologia das espécies é um bom começo.

Exemplos de plantinhas que não precisam de muita rega:

  • Cactos e suculentas;
  • Plantas aromáticas, como tomilho, sálvia, alecrim, etc.;
  • Videiras;
  • Arbustos, como hibisco e rosas;
  • Árvores, como amoreira, oliveira, figueira, etc.

Existem espécies com uma grande facilidade de desenvolver problemas no caule, nas folhas e raízes. Para evitar, a recomendação é regar com cuidado, umedecendo apenas o solo. Dessa forma, você não arrisca danificar as partes mais sensíveis.

Esquecer de irrigar as plantas

O fato de precisar de pouca rega não quer dizer que deve-se ficar sem nenhuma água. Assim, quando menos esperar, as folhas ficarão murchas, amareladas ou enrugadas. Portanto, monte uma rotina para não errar.

Em caso de falta de rega prolongada, comece umedecendo bem o solo, ou então, use outra técnica. Mergulhe o vaso em um vasilhame com água até as bolhas de ar pararem de sair. Dessa forma, as chances de recuperar a planta são grandes.

Cuide das suas plantas como um especialista: descubra os erros que podem arruinar sua irrigação
Cuide das suas plantas como um especialista: descubra os erros que podem arruinar sua irrigação – Canva

Regar sempre do mesmo jeito

Esta é uma variável que se condiciona de acordo com cada espécie. Por exemplo, em semanas mais quentes, hidrate com mais frequência. Isso porque as folhas geralmente transpiram mais líquido, bem como há mais evaporação no solo.

Quando se tem ventanias constantes, as folhas tendem a ressecar, então, irrigue mais vezes. Além disso, durante a frutificação e floração é importante aumentar o fluxo para uma maior absorção de nutrientes.

Quando o vaso for de material poroso, como barro ou quando a espécie permanecer no sol por muito tempo. Esses são fatores determinantes para o aumento da frequência de regas.

Muita irrigação

Tão grave quanto regar pouco é regar muito. Com isso, aguarde e faça o teste do substrato. Quando estiver com dúvidas, pressione levemente os dedos na terra e verifique a umidade. Molhe somente quando estiver seco, do contrário, acarretará em apodrecimento de raízes.

Falta de uma drenagem adequada

O acúmulo de água é extremamente prejudicial às plantas. Para evitar, faça furos nos vasos se os comprar sem eles. Ademais, use sempre substrato especial para cada uma das espécies. Suculentas e cactos, por exemplo, requerem solo solto, não sendo tolerantes a grandes umidades.

Uma recomendação é colocar um pouco de cascalho bem no fundo dos vasos antes da terra. Desta forma, haverá o isolamento da quantidade além de líquido, o que facilita o arejamento da raiz.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo