Agro

Chega de ervas daninhas: descubra como ter um jardim ou horta livre de pragas

Em certos casos, isso pode acabar com todo o seu jardim ou horta

Belo Horizonte, 23 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Existem algumas ações que não se pode esquecer para que seu jardim ou horta se mantenha em perfeitas condições. E quanto às ervas daninhas? O que é possível fazer para se livrar delas?

Conhecer certos detalhes sobre as ervas daninhas pode ajudar a manter tudo sob controle. Afinal, essas espécies vegetais se reproduzem com muita facilidade e, se você permitir, dominará todo o quintal, danificando o restante das plantas.

Por que evitar as ervas daninhas?

O controle desse problema é quase tido como uma obrigação de todo cuidador de jardins e hortas. Imagine um espaço cheio de flores, verduras e legumes bonitos, vistosos. É perfeito, não? Agora, um local com esses matos passa a imagem de abandono e descaso.

Mas, além da questão estética, existem vários motivos para remover essas daninhas. Elas competem com as plantas pelos alimentos (nutrientes) e levam à reprodução de doenças e pragas.

Como remover as daninhas

Arrancar tudo o que for possível pela raiz é uma das melhores opções, ainda mais se fizer à mão. Mas, tenha em mente que o trabalho renderá mais se o solo estiver úmido. Ah, e uma dica é fazer isso antes que as ervas daninhas floresçam e soltem as sementes. Se não conseguir usar as mãos, faça com a ajuda da enxada, mas tenha cuidado para não quebrar as raízes, já que isso fará com que cresça novamente.

Outra forma de exterminar as daninhas é com um herbicida. Existem vários tipos, dependendo da sua necessidade. Contudo, uma alternativa caseira e ecológica é utilizar vinagre. O ácido acético é bastante eficaz, especialmente se sua aplicação for feita em dias de sol.

O sal é outro herbicida persistente e eficaz, pois onde você jogar, nada crescerá, pelo menos por um bom tempo. Isso é melhor para se fazer nos locais onde você não tenha plantado nada especial, já que pode prejudicar as outras espécies também.

Chega de ervas daninhas: descubra como ter um jardim ou horta livre de pragas
Chega de ervas daninhas: descubra como ter um jardim ou horta livre de pragas – Canva

Dicas para prevenir o aparecimento das ervas daninhas

Se você realmente não gosta de ficar horas encurvado no chão retirando as ervas daninhas do seu jardim ou horta, a prevenção é um bom remédio. Você conseguirá reduzir consideravelmente o surgimento desse problema com algumas dicas simples que o Diário SP dará:

  • Tente reduzir as regas a somente a proximidade da raiz das plantas e apenas à dose estritamente necessária. Uma ideia boa é implementar o sistema de irrigação por gotejamento;
  • A disponibilidade da água é um fator que faz com que as sementes germinem. Caso você ajuste corretamente esse sistema de irrigação, diminuirá a persistência das pestes;
  • Se a rega automática for pelo sistema de aspersão, deve-se regular o programador para que as regas permaneçam prolongadas e espaçadas ao mesmo tempo. Isso evita as ervas daninhas, bem como ajuda as plantas a desenvolverem suas raízes.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo