
Belo Horizonte, 23 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Tirar mudas é uma técnica bem simples que os fãs de jardins e hortas devem conhecer. Então, para que você consiga plantar mais espécies no seu jardim ou horta, é só seguir algumas dicas.
É fundamental entender que as plantas, além de ter uma reprodução sexuada (pelas sementes), têm capacidade de reprodução vegetativamente. Então, tirar mudas pode te ajudar a povoar o quintal com flores, árvores e até hortaliças, sem maiores problemas.
O que é preciso para podar e fazer mudas?
Quando você escolher qual a planta que deseja tirar mudas, a recomendação é que faça o seguinte:
Utilize as bandejas típicas para mudas, vendidas em lojas especializadas. Mas, qualquer vasilhame pequeno serve, desde que tenha buracos de drenagem. Nossa sugestão é usar vasos com fibras de coco, pois são práticos.
Se você tem o costume de comprar pequenas plantinhas, guarde os vasos de plástico. Eles são perfeitos para fazer as mudinhas. Há também a possibilidade de usar recipientes de papelão, tipo, caixas de ovos. Assim, faça um buraco bem no fundo e prontinho.
O substrato adequado para estacas é a turfa preta. Ela tem alta capacidade para reter água. É exatamente isso o que se precisa para formar raízes. Caso não ache, use substrato normal, desde que tenha sempre uma boa hidratação.
É essencial ter uma boa tesoura para poda, a fim de conseguir cortar os galhos selecionados. Caso os caules forem mais finos, isso não será problema, mas lembre-se que algumas espécies podem oferecer resistência ao corte.
Aplicar hormônios para enraizamento é algo opcional, contudo, altamente recomendado. Isso porque aumenta as chances de sucesso de suas estacas.

Quando tirar mudas?
As estacas necessitam de temperatura amena, bem como umidade para que as raízes se desenvolvam antes da desidratação. Além do mais, essas são condições onde as espécies se tornam mais ativas, produzindo novas raízes e brotos com facilidade.
Caso planeje a poda da sua planta, aproveite os meses da primavera e do outono para cortar isso. Então, selecione os ramos mais saudáveis com caules semi-lenhosos, já que são mais propensos a desenvolver.
Como fazer?
Se já está tudo preparado, siga as recomendações do Diário SP:
- Escolha ramo com uns 5 botões;
- Corte o pedaço escolhido na diagonal e abaixo do broto;
- Corte o pedaço superior do caule e em cima de um dos botões;
- Apare parte das folhas até ficar umas 3 no topo;
- Repita isso sempre que quiser podar e tirar mudas.
Quanto à rega depois que tirar mudas, use a regra do substrato. Sempre que ele começar a secar, molhe, ao menos nos primeiros 15 dias.