Belo Horizonte, 10 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Quer plantas em casa é benéfico em vários sentidos, além da beleza e do perfume, elas ainda possuem eficácia terapêutica. Mas, de nada adianta se você não cuidar bem delas, seja nos vasos dentro de casa ou no jardim externo. Por isso, é muito importante entender o que é substrato e como prepará-lo em casa gastando pouco.
O substrato é o que mantém a vida saudável da vegetação, então, negligenciá-lo é um pecado para as plantinhas. Elas precisam de um bom material para se nutrirem, crescendo lindas e vistosas. No entanto, não há necessidade alguma de gastar rios de dinheiro em lojas especializadas para comprá-lo. Abaixo mostraremos formas simples de ter seu substrato caseiro da melhor qualidade!
O que é substrato e como fazer?
Este é um material utilizado para cultivo de plantas em vasos ou canteiros. Ele é o responsável pelo fornecimento de nutrientes, retenção de água e aeração adequada de raízes das plantas.
Existem vários tipos comercialmente disponíveis, como:
- Terra vegetal;
- Húmus;
- Fibra de coco;
- Vermiculita;
- Perlita;
- Entre outros.
Você também pode fazer seu próprio substrato caseiro combinando diferentes materiais. Existem receitas básicas para preparar que o Diário SP separou a seguir:
Para samambaia
- 1 porção de terra;
- 6 porções da fibra de coco;
- 1 porção de areia;
- 1 porção de húmus.
Lembrando que as porções são medidas iguais, por exemplo, uma lata de milho.
Para suculenta
- 2 porções de areia;
- ½ porção de húmus;
- 1 porção de terra.
Para orquídea
- 1 porção do pinus;
- 1 porção do musgo;
- 2 porções da fibra de coco.
O que tem no substrato?
Bom, isso depende do tipo que é utilizado. Por exemplo, o substrato feito da terra contém uma gama de nutrientes e minerais, como:
- Areia;
- Argila;
- Calcário;
- Potássio;
- Nitrogênio;
- Matéria orgânica;
- Fósforo;
- Entre outros.
Já substratos feitos de casca de coco podem conter as fibras da fruta, que oferecem ótima drenagem e também retenção de água.
Além desses componentes básicos, vários substratos contêm aditivos, como:
- Fertilizantes;
- Corretivos de pH;
- Microrganismos benéficos;
- Outros nutrientes para auxiliar no crescimento saudável das espécies.
A composição é importante para que o cultivo tenha sucesso, pois afeta o crescimento diretamente, o desenvolvimento e também a saúde do que foi plantado.
Qual a diferença substrato e terra?
Terra e substrato são dois termos referentes a materiais usados para cultivo de plantas em geral. Contudo, existem diferenças significativas.
O substrato é utilizado no cultivo sem solo, como na hidroponia ou nos vasos com espécies que não têm contato diretamente com o solo. Se compõe pela mistura dos materiais como a fibra de coco, perlita, turfa, entre outros. Eles fornecem suporte físico para raízes, bem como nutrientes para seu crescimento.
Em contrapartida, a terra é um meio natural de crescimento de plantas no ambiente terrestre. Compõe-se de minerais, água, matéria orgânica e ar. Ela fornece às plantinhas, os nutrientes e necessários para crescer. No solo, também se abrigam vários organismos, como fungos, insetos e bactérias, importantes para uma manutenção eficaz da saúde e fertilidade do solo.
Em suma, a principal diferença é que um é um meio artificial de cultivo artificial e o outro é natural. Mas, ambos servem para abrigar e nutrir as espécies vegetais.