Agro

Sem flores? Descubra os motivos por trás do fracasso do seu gerânio

A flor pode ter problemas se não cuidada corretamente

Belo Horizonte, 20 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O gerânio se caracteriza pela sua floração variada e abundante, com formas e cores lindas. Contudo, em alguns casos, não ocorre a florescência. Por que será?

O gerânio comumente tem o tempo curto de floração curta, porém com bastante intensidade. No entanto, em certas estações acaba não florescendo. Se for o que está acontecendo, descubra alguns truques para que haja flores lindas e vistosas.

Como cuidar do gerânio para que ele floresça

Os gerânios precisam de sol pleno, portanto, coloque as plantas onde há luz externa seja por uma boa parte do dia. Se os vasos estiverem dentro de casa, coloque-os para fora em algum momento.

Para que os gerânios floresçam, precisam de, no mínimo, 6 horas de luz por dia. Caso nada aconteça, tente mover para um local que seja mais claro.

Rega

Há cuidados específicos no inverno e no verão, portanto, preste atenção. No período mais quente, é preciso regar 3 vezes na semana. No inverno, apenas uma vez na semana basta.

Para ter certeza do momento, verifique a umidade do solo, pois ele não pode ficar nem totalmente seco, nem úmido demais. Se a espécie não floresce, talvez a rega seja em excesso. Anote essa dica do Diário SP.

Uso de fertilizantes

Gerânios são delicados, então, fertilize regularmente. Mas, como existem vários tipos de fertilizante, use um que dê força e resistência às pragas. Aplique duas vezes por mês, ou a cada duas regas, se preferir.

Pragas e outros problemas

Os gerânios são vulneráveis ​​a doenças e pragas. Verifique sempre se tem insetos ou buracos nos galhos da planta. Verifique também se existem fungos nas folhas. Ademais, esses fungos causam as folhas amareladas e a falta de ferro.

Entretanto, dá para melhorar a situação colocando casca de ovo ao redor da planta. Os ovos têm minerais que contribuirão para o fortalecimento do gerânio. Se quiser, tente um suplemento com ferro industrializado e um tipo de fungicida caseiro.

Sem flores? Descubra os motivos por trás do fracasso do seu gerânio
Sem flores? Descubra os motivos por trás do fracasso do seu gerânio – Canva

Poda do gerânio para florescer

A poda deve ser constante, pois as folhas e as flores murchas impedem as novas de florescer. Então, ainda mais por causa da delicadeza, retire as partes amarelas ou secas assim que as vir. Recomenda-se também podar a ponta de caules secos. Dessa forma, a circulação da seiva melhorará e a flor aparecerá.

Se você podar a planta no inverno, contribuirá para a resistência ao frio, deixando-a pronta para florescer quando a temperatura aumentar. Assim que o inverno terminar, pode a parte inferior para que as flores novas cresçam daí.

Se quiser fazer mudas de gerânio, aproveite esse tempo e corte. Então, para plantar e fazê-las florescerem, coloque-as em um vaso estreito.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo