Agro

Rega por baixo: o truque dos especialistas para o sucesso no cultivo de plantas delicadas

Veja uma forma diferente de regar suas plantinhas

Belo Horizonte, 22 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Quando se rega os vasos, é comum que você faça isso por cima, não é mesmo? Utilizar um regador é a forma mais fácil de hidratar as plantas. Mas, para espécies delicadas, há outra solução: a rega por baixo.

Molhar apenas o substrato, mas não as folhas, é bem adequado em certos casos. E dizemos isso especialmente quando a planta é muito sensível a vários tipos de fungos. Então, regar por baixo não permitirá que se tenha problemas dessa natureza.

Regar por baixo as plantas delicadas

Regar por baixo é realmente diferente, demorando mais do que a forma tradicional. Contudo, oferece vantagens interessantes. Por exemplo, há a garantia de que as espécies absorvam somente a água necessária, evitando respingos e excesso.

Não é somente a frequência da irrigação ou o encharcamento que leva as espécies a morrer. Em alguns casos, molhar folhas, caule e outras partes durante o processo, pode proliferar fungos e fazê-las morrer.

Os fungos geram podridão em pouco tempo, quando atingem as raízes. Para prevenir e, até mesmo, exterminar o problema, a rega por baixo é a melhor recomendação.

Como fazer a rega por baixo

Hidratar plantas dessa forma é simples. É só ter um pratinho fundo o bastante para colocar a água, bem como para caber uma parte do vaso que ficará submersa. A terra, nesse caso, deve ter facilidade em absorver água tal qual uma esponja.

Em mais ou menos 15 minutos o substrato já vai permanecer molhado. Mas, verifique apalpando com dois dedos. Então, se necessário, espere mais alguns minutos para tirar o prato.

Caso prefira, deixe um abastecimento permanentemente. Contudo, para isso. Deve-se fazer algumas alterações. O prato não pode ficar com contato direto junto ao vaso, menos ainda às raízes da espécie plantada. Para não correr o risco de apodrecimento, coloque uma camada de pedras, cascalho ou outro material que sirva de apoio na base do seu vaso. Assim, a água ficará à disposição sem oferecer nenhum risco.

Os vasos autoirrigáveis

A maneira fácil de reproduzir o que o Diário SP acabou de citar é utilizando vasos autoirrigáveis. É como se tivessem um “tanque” embaixo de forma a abastecer a planta sempre que necessário.

Esse tipo de vaso ​​fornecerá água no momento em que a planta necessitar, sem correr o risco de adquirir doenças e fungos. Você só terá que verificar o acúmulo de líquido e, se precisar, encher novamente.

A maneira é inteligente de hidratar as plantas. Em especial, aquelas que exigem uma rega constante. Portanto, se deseja se livrar da necessidade, este é o caminho.

Rega por baixo: o truque dos especialistas para o sucesso no cultivo de plantas delicadas
Rega por baixo: o truque dos especialistas para o sucesso no cultivo de plantas delicadas – Entre Raízes Botânica

Emergências

Não regou as plantas? Seja por qualquer motivo, a espécie sofre com o estresse hídrico (ou falta de água). Caso o substrato esteja endurecido, incapaz de absorver líquidos, um bom conselho é a rega por baixo, que será capaz de recuperar o que se perdeu.

Deixe o vasinho por uns quinze minutinhos ou até notar que não tem mais secura. Aliás, a ausência do ar (bolhas) na água também indica que o substrato absorveu tudo o que precisava.

Para algumas culturas, por exemplo, o bonsai, esta técnica é altamente adequada. A rega por baixo uma boa maneira de ter hidratação, sem encharcar ou danificar as plantas.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.