Cerca de 630 pessoas em situação de rua foram atendidas entre os dias 9 e 12 de agosto em São Paulo, através do Abrigo Solidário. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil de SP, responsável pelo momento de acolhimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o período, o Abrigo Solidário recebeu 59 mulheres e 571 homens. Além disso, foram 13 animais de estimação acolhidos, que chegaram juntos com seus tutores.
Mas, se considerar aqueles que passaram a noite e dormiram no local, o número chegou a 545 pessoas. Destas, eram 500 homens e 45 mulheres, além de 11 animais de estimação.
Abrigo Solidário oferece ajuda às pessoas

Essa iniciativa do Abrigo Solidário a Defesa Civil oferece uma série de benefícios a essas pessoas em situação de vulnerabilidade. Além do acolhimento para fugir do frio, as pessoas ainda têm direito a alimentação adequada e alguns outros cuidados básicos.
Enquanto isso, os pets recebem água e ração dos voluntários da Defesa Civil. Esses abrigos, espalhados em pontos estratégicos da capital paulista, funcionam durante os dias mais frios do inverno.
No último dia 9 de agosto, a entidade abriu um abrigo emergencial na Estação Pedro 2º do Metro, no centro de São Paulo. Ele funciona das 19h às 8h e é uma ação conjunta do próprio Metrô com a Defesa Civil.
Além disso, a SEDS Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos também participam. Assim, garantem maior segurança a essas pessoas que, no dia a dia, não têm onde passar uma noite.
Segundo os dados divulgados, esses abrigos atenderam mais de 3.000 pessoas desde maio em São Paulo. Destes, a maioria passou a noite no local, enquanto os demais apenas se alimentaram, receberam atendimento e foram embora.
Tendência é frio continuar, diz previsão
Nos próximos dias, o Abrigo Solidário poderá ser novamente acionado em São Paulo. Isso por conta das frentes frias previstas até o final do mês de agosto na capital paulista.
Outro ponto que preocupa é a estiagem, que aumenta o tempo seco e gera mais problemas respiratórios às pessoas. Agora, a expectativa é que o frio mais intenso chegue ao estado no próximo dia 27 de agosto.
Inclusive, o tempo seco será uma tendência durante a maior parte do mês. E, por isso, a preocupação com a saúde das pessoas mais vulneráveis preocupa, o que faz com que as equipes do Abrigo Solidário fiquem sempre de sobreaviso.








