Aparecida (SP), a cidade da Basílica Nacional, teve um dia de fortes chuvas e transtornos neste domingo (16). Inclusive, nem mesmo o Santuário conseguiu passar em branco com o excesso de água.
De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, foram 81 mm de chuva em menos de três horas. Aliás, a própria Defesa Civil emitiu alertas de chuva forte e deslizamentos nos aparelhos celulares dos moradores. Na mensagem, orienta as pessoas a buscarem abrigo com segurança.
Aparecida teve ruas alagados e carros submersos

Durante este domingo, diversas imagens surgiram nas redes sociais, com correntes de água e até mesmo carros submersos em uma rua. Um dos bairros mais afetados foi a Ponte Alta, onde os carros ficaram submersos.
No entanto, em outros bairros, como o Jardim Valparaíba, as chuvas fortes alagaram diversas ruas. Em uma delas, foi possível ver a água descendo como se fosse uma ‘cachoeira’, embora ali não tivesse inundação.
Outros moradores chegaram a registrar excesso de água em um dos salões do Santuário. Normalmente, o local não tem esse tipo de problema, já que fica em uma parte alta da cidade.
Segundo relato de moradores no local, o acúmulo de lixo em algumas ruas é um dos responsáveis pelos alagamentos. Isso porque muitas vezes obstruem as bocas de lobo e causam dificuldade no escoamento necessário das águas.
Cidade turística recebe romeiros no domingo
Por enquanto, não há um balanço oficial sobre os estragos causados pela chuva em Aparecida. E, também, não há informações de feridos ou desalojados e desabrigados no momento.
No entanto, a cidade, que fica no Vale do Paraíba, costuma receber muitos romeiros especialmente aos domingos. Normalmente, são pessoas da própria região, que vão às missas na Basílica Nacional e, também, para fazer compras nas feiras e barracas de ambulantes.
Ainda de acordo com relatos de moradores, a chuva já parou e a água já começa a baixar, normalizando a situação. No entanto, diversas ruas e avenidas ficaram intransitáveis durante parte da tarde deste domingo.
Atualmente, Aparecida conta com cerca de 32 mil habitantes. Esses dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022.
Essa região também ficou conhecida como Vale da Fé, justamente por conta do turismo religioso. Outras cidades vizinhas, como Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista, também recebem demandas de turistas.
Por fim, a prefeitura de Aparecida ainda terá que levantar os prejuízos causados pelas chuvas. Nas próximas horas, divulgará novos balanços sobre o caso.







