O Arraiá Pet, em São Paulo, mira buscar um lar para 288 animais de estimação, que aguardam por um novo tutor. O evento acontece no sábado (19), entre 9h e 17h, com entrada gratuita, no Centro Municipal de Adoção, que fica na Rua Santa Eulália, 86, bairro do Santana.
Segundo a prefeitura, responsável pelo Arraiá do Pet, haverá diversos tipos de animais. E de todos os tamanhos, portes e idades, embora a maioria seja cachorros, seguido pelos gatos, como normalmente acontecem nessas feiras de adoção.
Além disso, o evento com cara de festa junina terá outras atrações que vão além da oportunidade de adotar. No caso, terá correio elegante, pintura facial e pescaria, entre outras atividades típicas.
Arraiá Pet quer guarda responsável

Mais que simplesmente proporcionar um novo lar par 288 animais de estimação, o Arraiá Pet cobra uma guarda responsável. Isso porque pouco adianta levar um animal para casa e abandonar logo em seguida.
Atualmente, todos esses pets vivem na Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico). Assim, precisam de um lar definitivo, com uma família disposta a cuidar dos mesmos.
Segundo a prefeitura de São Paulo, todos esses animais estão devidamente vacinados, castrados e vermifugados. Além disso, contam com microchip e até um RGA (Registro Geral do Animal).
Para adotar um pet, é necessário ter, ao menos, 18 anos e apresentar um documento original com foto. Por exemplo, é o caso do RG ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Depois, precisa ainda apresentar um comprovante de rendimento, e para finalizar a adoção, tem que pagar a taxa pública, hoje em R$ 34,20. “Caso o munícipe decida realizar a adoção, é necessário levar caixa de transporte para gatos e peitoral com guia para cães, a fim de garantir a segurança no deslocamento dos animais adotados” diz a prefeitura.
Adoção pode ser feita em outros dias
Embora o Arraiá Pet aconteça apenas neste sábado, é possível visitar o local e adotar um animal todos os dias. De segunda a sexta-feira, o horário é das 9h às 17h. Mas, também é possível adotar animais aos finais de semana, nos horários das 9h às 15h. O local só não abre aos feriados.
E, se adotar um pet com mais de 8 anos de idade e for morador da cidade de São Paulo, o tutor ainda recebe um cartão. Ele é o chamado Cuida Bem Idoso, vitalício para o pet e que permite prioridade do atendimento em qualquer hospital veterinário público. Mas, no caso do Arraiá Pet, a ideia é atrair mais visitantes. Com isso, aumentam as chances de adoção.








