Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) gerou um susto no aeroporto Urbano Stumpf. Isso porque, na tarde desta última segunda-feira (7), saiu da pista em São José dos Campos durante um treinamento de rotina.
Apesar do susto com o avião da FAB, ninguém se machucou e a aeronave não teve danos. Na oportunidade, havia um treinamento de toque e arremetida, o que é algo protocolar para os pilotos.
Na aviação, a arremetida é quando uma aeronave, durante o pouso, aborta a operação e continua voando. Isso acontece principalmente quando há adversidades climáticas e o treinamento é considerado essencial.
Avião da FAB fez pouso normal

Inicialmente, o treinamento com o avião da FAB ocorreu dentro da normalidade. Inclusive, a aeronave pousou dentro do esperado na pista do aeroporto em São José. Aliás, essa pista é considerada uma das melhores do país.
Entretanto, após pousar, o piloto não conseguiu segurar o avião, que saiu da pista e parou em uma área de mata. No entanto, ainda dentro do perímetro do aeroporto, que tem uma área de escape considerada grande.
Segundo informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira, o avião tinha apenas dois tripulantes no momento do incidente. Como se tratava apenas de um treinamento, não havia tantas pessoas a bordo, o que também pode ter ajudado a minimizar a saída da pista.
Ainda de acordo com informações repassadas à imprensa, a pista precisou ficar fechada no final da tarde após o problema. Além de retirar a aeronave do local, também é necessário a perícia para constatar as reais causas do acidente.
Por enquanto, não se sabe se houve falha humana ou se foi alguma falha no próprio equipamento. Mas, o mais importante é que não houve feridos e nem mesmo avarias na aeronave, que não teve o seu modelo inicialmente divulgado.
Aeroporto tem voos regulares
Embora seja um aeroporto de pequeno porte, o Urbano Stumpf recebe voos regulares de aviões de passageiros. Atualmente, a cidade tem linha direta para o Rio de Janeiro e também conexão para Buenos Aires, na Argentina.
Além disso, duas vezes por semana, aviões de carga vindos de Miami pousam na cidade. Em outros anos, já houve uma frequência maior de voos, como para Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
Por fim, o aeroporto de São José dos Campos também é pista de teste para os aviões produzidos pela Embraer. A empresa é a terceira maior fabricante de aviões do mundo.








