São José dos Campos prepara uma ‘força-tarefa’ nesta terça-feira (15), para remover cabeamento irregular de telecomunicações. Essa será uma parceria entre a prefeitura e a EDP, concessionária de energia da cidade, para retirar esses fios dos postes.
Na oportunidade, o trabalho envolverá dois bairros e, ainda, a região central de São José. No caso, os cabeamentos que estão no alvo da prefeitura ficam no Jardim Oswaldo Cruz e Jardim São Dimas. Além do Centro, onde os problemas e reclamações são muito constantes e viram alvos de reclamação dos moradores locais.
Cabeamentos oferecem riscos à segurança

De acordo com a Secretaria de Manutenção da Cidade, o principal motivo de se retirar o cabeamento irregular é a segurança. Isso porque há riscos de choques elétricos e até mesmo enroscar pipas e outros objetos nesses fios.
Outro ponto que a prefeitura destacou é a questão visual, já que há a poluição estética das ruas. E os cabos irregulares são os principais causadores deste problema na região.
Nesta terça, o trabalho da prefeitura no Jardim Oswaldo Cruz acontece nas ruas Jordânia, Turquia, República do Líbano, Bélgica, República do Iraque e, por fim, República de Israel. Por sua vez, no São Dimas, a atuação dos técnicos será na Avenida Nelson D’ávila e Rua Paraibuna.
Segundo Roberto Miranda, gestor da EDP, esse trabalho irá acontecer sempre. E essa atuação periódica visa a melhoria do visual e menos riscos às pessoas.
“A iniciativa será realizada periodicamente, a partir de pontos mapeados com maior risco e criticidade”.
Em uma cidade com praticamente 700 mil habitantes, como São José dos Campos, esses problemas costumam ser recorrentes. Portanto, há sempre a necessidade desse trabalho unificado em uma força-tarefa para minimizar a situação.
Equipes fizeram mapeamento das áreas
Antes do início da retirada do cabeamento, equipes tanto da prefeitura quanto da EDP fizeram um mapeamento dos locais. Em muitos casos, foram por denúncias dos próprios moradores, pedindo e solicitando a retirada dos mesmos. Inclusive, esse excesso de fios irregulares até mesmo prejudicam as empresas que estão regulamentadas E é mais um motivo para a retirada desses produtos que atrapalham as vias.
Por fim, tanto a EDP quanto a prefeitura informaram que notificam as empresas irregulares de forma sistemática. Inclusive, seguindo a lei vigente e o que está previsto sobre o assunto. Agora, a expectativa é de melhorar o visual e minimizar os problemas encontrados nessas ruas, que são bastante movimentadas em São José dos Campos e aumenta, assim, o perigo.








