São José dos Campos entrou, definitivamente, na rota internacional do cinema e está em Cannes. Afinal de contas, a SJC Film Commission está pela primeira vez na história em um dos importantes festivais do mundo no setor.
A entidade de cinema joseense, criada em abril pela prefeitura, chega nesta quarta-feira (14) com seus representantes em Cannes. E irá participar do Marché du Film, que vai até o próximo dia 21, no país europeu.
Vale lembrar que a cidade francesa tem o famoso Festival de Cinema e é referência mundial. Quanto ao evento desta semana, se trata de movimentação que espera 14 mil pessoas de 140 países. Além disso, devem apresentar cerca de 4.000 projetos audiovisuais, inclusive o da SJC Flim Commission.
São José em Cannes possibilita oportunidades, diz prefeitura

Segundo a prefeitura de São José dos Campos, a presença da SJC Film Commission em Cannes é uma chance de ter contato com distribuidores de filmes, agentes de vendas e outros. Com isso, é um importante networking para o cinema da maior cidade do Vale do Paraíba, que hoje tem 700 mil habitantes.
Aliás, este ano, o Brasil recebe homenagem na feira francesa. E a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, faz parte dessa delegação oficial brasileira, comandada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Neste evento, a equipe de São José irá participar de ações estratégicas, reuniões com entidades do setor e diversos pais. Inclusive, até já tem reunião marcada com executivos de Portugal, México, França e Índia durante o evento na Europa.
“A presença da SJC Film Commission vai promover as oportunidades oferecidas pelo município, além de divulgar as políticas públicas de incentivo ao audiovisual desenvolvidas na cidade”, diz a prefeitura da cidade da região do Vale do Paraíba.
O que é a SJC Film Commission
A SJC Film Commission, que terá seus representantes em Cannes, surgiu para tentar fomentar o setor audiovisual de São José. E conta com aporte do governo municipal.
Na prática, a cidade que ampliar e facilitar a produção de filmes, tanto de curta quanto de longa-metragem. Além, é claro, de séries e documentários dos mais diversos, desde que gravados na cidade.
Então, a SJC Film Commission promete apoio técnico e logístico aos interessados em produzir cinema na cidade. E é visto como uma espécie de ‘balcão de atendimento personalizado’. Por fim, com essa participação em Cannes, é uma experiência a mais para colocar os projetos em prática em São José dos Campos.






