Coyote, o cachorro policial da PM (Polícia Militar) de São Paulo fez recentemente. Afinal de contas, se tornou o primeiro cão a saltar de paraquedas durante um treinamento tático da corporação.
Na oportunidade, o pastor belga de três anos teve esse grande desafio para atuar junto ao Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PM paulista. Atualmente, Coyote pertence ao Canil desta corporação, que fica na zona norte da capital paulista.
Desta maneira, o cachorro está mais preparado para ajudar principalmente em operações de salvamentos. Até hoje, apenas o Exército brasileiro havia colocado cachorros para pular de paraquedas.
Coyote salta sem interferência

Durante exercício com o grupamento, o cão Coyote conseguiu saltar de paraquedas sem nenhum tipo de intercorrência. Inclusive, não teve nem mudança de comportamento e, na polícia, se tornou símbolo de coragem e preparo.
Na oportunidade, o treinamento aconteceu durante o mês de abril, em Boituva (SP). Essa cidade é conhecida por ser uma referência nacional quando o assunto é balonismo e afins.
Para o cabo Diego Albuquerque, atual tutor do cachorro, o animal era agressivo quando chegou ao canal, mas melhorou.
Porém, ele foi treinado com os melhores adestradores da Polícia Militar, que pertencem ao 5º Batalhão de Policiamento de Choque, para que ele soubesse quando e onde usar toda aquela agressividade
Esse cachorro, que é um pastor belga malinois, passou na seleção depois de superar uma série de ocorrências, além de treinamentos parecidos. Entre outras coisas, desceu de rapel e mostrou capacidade para saltar de paraquedas.
Inclusive, quando entrou no avião para fazer o salto, sempre se manteve tranquilo. Isso mesmo utilizando diversos equipamentos na atividade policial.
Agora, o cabo da PM considera o cão um amigo e parceiro no dia a dia de trabalho. E considera esse tipo de treinamento essencial para auxiliar em ações como a imobilização, por exemplo
Equipamentos são adequados, diz polícia
Outro ponto importante é que, segundo a Polícia Militar, todos os equipamentos que Coyote usa para o paraquedismo são adequados. Embora pareça desconfortável inicialmente, o material foi feito sob medida para um animal como ele.
Desse modo, os equipamentos que parecem desconfortáveis, na verdade são adequados para a operação. Isso de acordo com o que informou a própria Polícia Militar.
Por exemplo, é um material que não atrapalha nem a respiração e nem a alimentação do animal, além da mobilidade. E o Canil onde Coyote fica conta com uma rede de apoio de veterinários especializados.








