São José dos Campos aumentou em 66,8% os registros de boletim de ocorrência na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Esses dados são um comparativo entre janeiro, fevereiro e março deste ano.
Aliás, no último dia 7 de março, a DDM passou a atuar 24 horas em São José dos Campos. Desta maneira, quando há uma agressão ou qualquer ocorrência contra as mulheres, não há necessidade mais de ir a uma delegacia convencional.
Segundo a prefeitura da cidade, a principal meta neste momento é ampliar o suporte imediato às vítimas. E, com a delegacia funcionando sem parar, poderá ajudar neste objetivo.
Dados comparativos da DDM em São José

Segundo dados divulgados também pela prefeitura, janeiro registrou 164 boletins de ocorrência na DDM, de forma presencial. Depois, houve um aumento para 175 registros no mês seguinte e, em março, quando passou a ser 24 horas, teve salto para 255 casos.
Então, o que isso mostra é que, com essa possibilidade de atendimento 24 horas, as mulheres preferem ir presencialmente ao local. Isso mesmo tendo a opção também de fazer registro online e, até mesmo, em outras delegacias da cidade.
Inclusive, os policiais da DDM, tanto em São José quanto em outros lugares, são devidamente treinados. No caso, é uma possibilidade de um atendimento mais humanizado às mulheres, inclusive as menores de 18 anos, que sofrem algum tipo de abuso ou violência.
Outro ponto importante é que as mulheres recebem ainda informações sobre as redes de apoio existentes na cidade. Consequentemente, é uma forma de minimizar os traumas e sentimentos ruins naturais após sofrerem algum ato de violência, por exemplo.
Ainda assim, quem preferir, tem a opção de fazer um B.O. online e garantir privacidade. Até mesmo as medidas protetivas seguem possíveis de forma online.
Delegacia aposta em sistema audiovisual
Além disso, a DDM em São José dos Campos começou a apostar no uso do sistema audiovisual na hora de se registrar os depoimentos. Desta maneira, ajuda a coletar melhores provas e, até mesmo, garantir maior exatidão do Poder Judiciário na hora de uma decisão.
Outro ponto importante é que esse sistema evita a necessidade de um novo depoimento. Quando isso acontece, é um duplo sofrimento para a vítima, que precisa repetir tudo novamente aos policiais. Enfim, a DDM em São José é uma delegacia que visa a defesa da mulher. E, com o atendimento 24 horas, é uma possibilidade maior de conseguir denunciar e tentar resolver os problemas.








