São José dos Campos tem 20 novas vagas abertas para treinamento de Defesa Pessoal exclusivo para as mulheres. Esse novo curso começou a receber as inscrições na última sexta-feira (7). Agora, a prefeitura ainda irá chamar outras 23 mulheres inscritas que ainda aguardavam para o início do curso na cidade.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, as mulheres precisam se cadastrar no aplicativo Viva São José. Essa é a chamada turma lilás, realizada sempre no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, entre 7h e 8h. E terminam quando todas as vagas se preenchem para esse curso de Defesa Pessoal.
Agora em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, esse tipo de iniciativa ganha ainda mais força. Na maior cidade do Vale do Paraíba, são inúmeros registros de violência contra elas e, por isso, é necessário uma atenção do poder público para tentar coibir atos contra elas.
Quem administra o curso de Defesa Pessoal

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha, em São José, é a responsável por desenvolver e promover o curso de Defesa Pessoal. E isso acontece em parceria com o investigador José Renato Rodrigues Júnior, da Polícia Civil na cidade.
No momento, ele ministra essas aulas de forma voluntária, desde agosto de 2022. E o treinamento costuma acontecer no Parque da Cidade, na região norte da cidade da região.
Ainda de acordo com a prefeitura, para participar do curso é necessário ser mulher e maior de 18 anos. Além disso, não pode ter excesso de faltas e ainda precisa respeitar o horário de participação do curso. Depois de se inscreverem, as interessadas recebem todas as instruções devidas por email.
Patrulha ajuda mulheres em perigo
Enquanto isso, a Patrulha Maria da Penha também age em defesa das mulheres em São José que estão em perigo. Por exemplo, aquelas que têm algum tipo de medida protetiva e se sentem ameaçadas pelos ex-parceiros.
Até por conta disso, esses cursos de defesa pessoal ganham em importância. Justamente porque municiam as mulheres na hora de se defenderem em situações de perigo.
Ainda assim, quando se sentirem ameaçadas, precisam registrar ocorrência na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). E ainda podem chamar a Guarda Municipal pelo telefone 153 e Polícia Militar pelo telefone 190.
Por fim, os cursos de defesa pessoal são cada vez mais procurados por mulheres em São José. E se firmam como mais um recurso de defesa para as mulheres na cidade da região.








