Pesquisadores da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo) lançaram um e-book para tutores de gatos. Nele, os donos dos pets aprendem novas táticas e métodos de melhorar a convivência com eles no dia a dia.
Uma das principais estratégias do e-book é ensinar a compreender o comportamento natural dos gatos. Com isso, os tutores passam a ter melhor entendimento como lidar com os animais no dia a dia, principalmente quem é ‘tutor de primeira viagem’.
E o mais importante nisso tudo: o e-book da USP é gratuito. No caso, é possível baixar o livro intitulado ‘Conhecendo o comportamento dos gatos: um guia para tutores’ no Portal de Livros Abertos da Universidade.
Quem são os autores do e-book dos gatos

Esse projeto da USP em Ribeirão Preto teve como autoras Aline da Silva e Ana Júlia Ribeiro. Ambas são pós-graduandas do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP.
Além disso, elas contaram com o apoio da especialista em comportamento animal Ana Alice Vercesi Gallo. Na oportunidade, o e-book surgiu durante a disciplina de Etimologia, que tem a professora e orientadora Patrícia Ferreira Monticelli, do Departamento de Psicologia da unidade, como responsável.
Segundo Patrícia, o principal objetivo do e-book é passar uma compreensão de forma científica para os proprietários e tutores de gatos. E isso irá, inclusive, ajudar a ter uma melhor compreensão sobre o comportamento dos felinos, evitando desentendimentos e confusões entre um e outro.
Até porque muita gente tem preconceito contra esses animais, sem conhecê-los direito. Desse modo, o livro também tem esse intuito de desmistificar algumas ideias.
No total, são 53 páginas, onde as autoras prometem um conteúdo de linguagem clara e direta. Assim, poderá atender a todos os tipos de público, garantindo maior entendimento.
País tem 10 milhões de gatos abandonados
Atualmente, o Brasil tem cerca de 10 milhões de gatos abandonados. Os dados são divulgados pela Abinpet, que estima em cerca de 30 milhões o total de pets no país.
Em muitos casos, os tutores abandonam os pets por causa de doença, envelhecimento e, principalmente, pelo temperamento. No caso específico dos gatos, por serem animais considerados reservados e, muitas vezes, ‘misteriosos’, se criam diversas histórias falsas.
Por fim, as criadoras do e-book explicam que há diversos tipos de formas de demonstrar afeto, e que os gatos agem de forma diferente. Assim, o projeto também ajuda a compreender as principais formas de eles se comunicarem.








