A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), com sede em São José dos Campos, bateu recorde de vendas de aviões em 2024. Na oportunidade, chegou a 206 unidades, superando a marca de 200 aeronaves, algo que não acontecia desde 2017.
Agora, a empresa com sede na maior cidade do Vale do Paraíba está otimista para 2025. Segundo os diretores da Embraer, em 2025 a expectativa de ainda mais vendas de aviões. E isso vale tanto internamente quanto para o exterior.
Embraer tem balanço positivo em 2024

De acordo com os dados divulgados pela Embraer, 2024 registrou 73 vendas de aeronaves comerciais. Além disso, foram 130 aviões executivos e três do setor de Defesa. Em relação ao mesmo período de 2023, o aumento do volume foi de 14%. No ano anterior, a empresa joseense vendeu 181 aeronaves.
Segundo o CEO e presidente da fabricante brasileira de aviões, Francisco Gomes Neto, a projeção é comercializar entre 77 e 85 aviões comerciais este ano. E esse número salta para 145 e 155 unidades de jatos, já que diversas vendas foram apalavradas. A empresa divulgou o balanço positivo na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro.
Entretanto, se todas as previsões otimistas se confirmarem, a empresa atingirá 240 unidades vendidas no ano. E isso significará superar uma marca que não é batida desde 2010. Na oportunidade, vendeu 244 aviões, um recorde até hoje durante o período desde o início dos anos 2000. “Estamos muito otimistas com a aviação comercial para 2025”, afirmou o dirigente.
Empresa surgiu no final dos anos 60
Atualmente, a Embraer tem 55 anos e completa 56 no segundo semestre, após a fundação em agosto de 1969. Na oportunidade, a empresa surgiu com a construção do Bandeirante, o primeiro avião brasileiro, produzido dentro do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos.
Depois disso, a empresa cresceu, ganhou impulso e começou a produzir diversos outros modelos de aviões, inclusive militares. Durante o final da década de 1980, passou por dificuldades financeiras e se tornou uma empresa privada em 1994.
Desde então, cresceu novamente e novas unidades da empresa surgiram, sendo mais uma delas em São José e outras em Taubaté e Gavião Peixoto, todos no estado de São Paulo. Além disso, a Embraer conta com representantes em outros países, como os Estados Unidos, China e Portugal, que também são importantes parceiros comercias da empresa. E é a principal impulsionadora da economia joseense, cidade voltada para a indústria aeroespacial.








