Precisa-se de doadores de sangue. Em São José dos Campos, o hemocentro está em alerta por conta da baixa de estoque e precisa de ajuda para não deixar as pessoas sem atendimento.
Atualmente, o estoque de sangue do local está em baixa e, por isso, o hemocentro faz esse apelo. Inclusive, a entidade fornece cerca de 3.500 transfusões de sangue por mês na região.
Contudo, principalmente por conta do feriado, houve uma grande redução. E, como na semana seguinte há um novo feriado prolongado, a preocupação ficou redobrada.
Hemocentro atende outras cidades

Embora o hemocentro fique em São José dos Campos, a unidade atende diversas outras cidades do Vale do Paraíba. Por exemplo, há pacientes de Caraguatatuba, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Lorena e outros municípios de menor porte na região.
Assim, os moradores dessas cidades também contam com os bancos de sangue de São José. Normalmente, quem precisa das doações são pessoas que sofrem acidente ou que precisam passar por alguma cirurgia mais complexa.
Segundo os gestores do hemocentro, dois tipos sanguíneos são os que mais preocupam no estoque: O- e A-, justamente os dois que são os mais raros e que se tornam mais escassos neste período do ano.
No momento, existem 38 bolsas disponíveis com o sangue O- em São José. Mas, o ideal para garantir a demanda com segurança é 88, de acordo com os dados divulgados pelo próprio hemocentro.
Já o de sangue A-, conta agora com 13 bolsas, enquanto o ideal é, ao menos 40. Portanto, a preocupação está muito alta.
Caso queira fazer uma doação de sangue, é necessário ir pessoalmente até a unidade da Rua Antônio Saes, número 425, na região central da cidade. Esse atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Saiba quem pode doar
Primeiramente, para doar sangue é necessário ser maior de 16 anos e ter, no máximo 69 anos. Além disso precisa ter ao menos 50 quilos de peso. Caso contrário, não poderá fazer a doação ao hemocentro de São José e nem de outros lugares.
Outra orientação é não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da doação e nem comer produtos muitos gordurosos. Contudo, também não pode ir de jejum.
Enfim, o hemocentro de São José, uma referência na doação de sangue no Vale do Paraíba, pede ajuda. E conta com a solidariedade dos moradores da região para doar nos horários previstos e garantir o estoque necessário para emergências.








