A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (24), a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. No total, são cinco lotes disponíveis para consulta.
No entanto, quem declarou o Imposto de Renda mais cedo também recebeu antes, nos dois primeiros lotes. Além disso, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças graves também tiveram prioridade na restituição, assim como já era nos anos anteriores.
De acordo com Receita Federal, os cidadãos que forem contemplados neste lote recebem no próximo dia 31 de julho. No total, cerca de 7,2 milhões de contribuintes deverá receber algum valor de volta neste dia.
Imposto de Renda terá montante de R$ 10 bilhões

Desta vez, o terceiro lote irá distribuir cerca de R$ 10 bilhões aos contribuintes do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, esse será o segundo maior valor já pago na história para um lote.
Neste dia 31, além do terceiro lote, também serão pagos saldos residuais dos anos anteriores. Até por conta disso, o valor será um pouco mais alto.
Em 2025, quem fez a declaração pré-preenchida e optou por receber via pix, também teve prioridade. Os que assim fizeram no início do processo, inclusive já receberam os valores devidos e corrigidos.
Neste terceiro lote, o pagamento será feito para o seguinte público, de acordo com o divulgado pela Receita:
6.316.894 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 978 contribuintes sem prioridade;
- 575 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 315 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 988 contribuintes acima de 80 anos;
- 298 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Como consultar
Para quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda e deseja consultar, deve fazer através da internet. Neste caso, será pelo site oficial da Receita Federal, onde clicará em ‘Meu Imposto de Renda’.
Depois, deverá clicar em ‘Consultar Restituição’. Para isso, também precisa digitar o número do CPF. E, quem ainda não é contemplado, irá aparecer que está ‘em processamento’, ou seja, poderá vir ainda no quarto e no quinto lote.
Mas, se sentir uma demora, poderá ainda entrar no site do e-CAC, onde terá acesso detalhado ao extrato da declaração. Neste caso, há o risco de pendência, o que exigirá uma retificação dos dados para não cair na chamada ‘malha fina’. Por fim, o valor do Imposto de Renda a receber é relativo aos ganhos que teve em 2024. E pelas declarações feitas em 2025.








