A cobertura vacinal em São José dos Campos para o vírus da Influenza está abaixo do esperado: 47,27%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23), pela própria prefeitura, através da Secretaria de Saúde do município.
Desta maneira, o poder público ainda faz o alerta para a necessidade de ampliar a vacinação. Até por conta da gravidade do Influenza, que costuma ser fatal especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
E essa porcentagem divulgada pela prefeitura se refere também ao grupo prioritário. No caso, idosos, gestantes e crianças, de acordo com os protocolos de segurança sanitária.
Campanha contra Influenza é ampliada

Até para tentar aumentar a quantidade de pessoas imunizadas contra a gripe Influenza, a prefeitura ampliou o público-alvo. Então, há algumas semanas, todas as pessoas com mais de seis meses de idade se tornaram aptas a tomar a vacina.
Desta maneira, o programa acontece sempre de segunda a sexta-feira, nas 40 unidades da UBSs Resolve (Unidade Básica de Saúde). E, ainda, há cinco unidades abertas apenas para vacinação, que encerra uma hora antes do fechamento do espaço.
Umas das ferramentas que a prefeitura lançou para estimular a imunização é a Vacina Rápida. Assim, se trata de um serviço feito de forma digital, onde é possível consultar 20 UBSs com atendimento mais rápido naquele determinado momento.
Mas, também é possível consultar o tempo médio de atendimento pelo aplicativo 156. Então, o munícipe terá menos probabilidade de ficar horas na fila, fato que muitas vezes afasta e desestimula o público a se imunizar.
Inclusive, nesta época do ano, por conta da chegada o inverno, a Influenza se torna mais frequente. Assim como as demais doenças de origem respiratória, como a Covid-19, por exemplo.
Por fim, o Colégio Tableau, na região central da cidade, também abre para vacinação. Mas, funciona na parte da noite, entre 19h e 21h30, mas apenas para os maiores de 18 anos.
Vacina faz parte do calendário básico
Desde este ano, a vacina contra a gripe Influenza passou a fazer parte do Calendário Básico de Vacinação em todo o país. E isso aconteceu após uma orientação do Ministério da Saúde, para ampliar a imunização.
Mas, além de se vacinar, os especialistas orientam as pessoas a também cuidarem da higiene. Desse modo, lavar as mãos, se hidratar e manter o ambiente sempre arejado, além de evitar mofos e poeiras, são algumas das ferramentas de combate ao Influenza e aos outros problemas respiratórios.








